O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects

Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects

Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects
Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects, Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

O escritório David Chipperfield Architects divulgou o projeto da mais nova filial do Centro Pompidou, o West Bund Art Museum em Xangai. A instituição parisiense revelou os detalhes com o anúncio de um acordo de 5 anos com o West Bund Group para organizar exposições no museu a partir de 2019. Aproximadamente 20 exposições - incluindo uma com foco na arte chinesa contemporânea - farão parte do acordo, descrito pelo Centro Pompidou como "o mais importante projeto de intercâmbio cultural a longo prazo" entre a França e a China.

Cortesia de DCA Cortesia de DCA Cortesia de DCA Cortesia de DCA + 29

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

Descrição pelos arquitetos.

O novo West Bund Art Museum é um edifício proeminente do masterplan da costa oeste de Xangai. O objetivo do projeto é criar um lugar especial às margens do rio, onde os visitantes podem visitar o museu e também desfrutar da orla e das vistas que ela proporciona para o centro de Xangai. Devido à sua situação com um ponto isolado ao norte da cidade, onde a estrada e o rio se separam para formar um generoso parque verde entre eles, o museu será a principal instituição cultural que os visitantes encontrarão ao chegarem ao Xuhui Riverside District através da costa de Xangai. O edifício terá uma estreita é importante relação com seu entorno.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

Os três volumes da galeria de exposições, com aproximadamente 18 metros de altura, definem a volumetria do edifício nos lados norte, oeste e sul do terreno. As galerias expositivas foram empilhadas e as suas alturas estão configuradas para permitir a iluminação indireta das galerias inferiores, enquanto que as galerias superiores são iluminadas diretamente. Além disso, cada galeria do pavimento superior apresenta um ampla janela que oferece vistas para o centro de Xangai, as margens do rio Huangpu e o parque mais ao sul.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

O museu está posicionado nas bordas externas do terreno de modo a criar um espaço único às margens do rio. A área central do edifício contém 3 elementos que definem o espaço principal; um saguão de três pavimentos com um átrio central de pé direito triplo, um pavilhão longitudinal com o café, localizado às margens do rio, que conta com um terraço que o conecta ao átrio superior e um pátio rebaixado que liga o nível subterrâneo do museu com o terraço e o passeio à beira mar.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

Início do projeto: 2013
Conclusão prevista:
2019
Área bruta: 24000 m2
Cliente: Shanghai West Bund Development Group Co., Ltd.
Arquitetura: David Chipperfield Architects Berlin, Shanghai
Parceiros: Alexander Schwarz, Mark Randel, Martin Reichert, Libin Chen
Arquitetos projetistas: Diana Schaffrannek, Chuxiao Li, Haishan Li
Arquitetos de contato: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.
Arquitetura paisagística: Levin Monsigny Gesellschaft von Landschaftsarchitekten
Consultor estrutural: Arup
Engenharia estrutural: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.
Consultor de fachadas: Drees & Sommer Engineering Consulating (Shanghai) Co., Ltd.
Consultor de serviços: WSP Parsons Brinckerhoff Engineering Services
Engenharia de serviços: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.

Via David Chipperfield Architects Berlin, Shanghai

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects" [Pompidou Center to Open Gallery in Shanghai, Designed by David Chipperfield Architects] 08 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877144/centro-pompidou-divulga-filial-em-xangai-projetada-por-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.