Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França

Uma das principais figuras do estilo que se convencionou chamar de surrealismo pop, o artista espanhol Okuda continua sua jornada na França. Após prestar homenagem à Mona Lisa na fachada de um edifício de 19 pavimentos e projetar um trampolim sobre o rio Sena, o artista realizou desta vez uma intervenção na fachada do Castelo de la Valette (1864) em Loiret, abandonado desde os anos 1980.

A obra intitulada "Skull in The Mirror" reativa um castelo cuja história aproxima França e Espanha: em 1936 o edifício fora comprado pelo grupo republicano da Guerra Civil Espanhola, tornando-se um ponto de acolhimento das crianças e, posteriormente, dos exilados políticos. Nos anos 1950, o estado franquista o recuperou e fez dele um ponto de colônia de férias. Duas décadas mais tarde, foi convertido em um colégio espanhol e em 1986 foi abandonado. Em 2002, foi adquirido pela prefeitura de Pressigny-les-Pins e uma empresa privada. 

© Spencer Chopem Down

De acordo com os curadores Night Gallery e Ink and Movement, Okuda conecta em sua obra sua "visão contemporânea inspirada na arte clássica e a posterior reinterpretação dos artistas do Renascimento, a partir de sua própria perspectiva."

"Neste período mais maduro de minha carreira, viajar e transformar espaços por todo o mundo é uma de minhas maiores fontes de inspiração", disse Okuda no comunicado oficial de imprensa. "A retroalimentação com outras culturas me faz sentir mais livre e vivo, o que se reflete em minhas criações, sempre com um olhar positivo", acrescentou o artista sobre a principal intervenção do Festival LaBel Valette.

Vía Ink And Movement, FACEEF.

© Spencer Chopem Down

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França" [Okuda plasma su surrealismo pop en este castillo abandonado en Francia] 18 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875924/okuda-intervem-com-seu-surrealismo-pop-em-um-castelo-abandonado-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.