Artista constrói um "Partenon de livros" na Alemanha com 100 mil títulos censurados

A artista argentina Marta Minujín criou uma réplica em grande escala de uma das estruturas mais famosas do mundo, o Partenon em Atenas, construída a partir de livros censurados como símbolo da resistência à repressão política. Atualmente exibidos no festival de arte Documenta 14 em Kassel, na Alemanha, os cem mil livros que compõem o monumento foram obtidos exclusivamente de doações, permitindo que pessoas de todo o mundo contribuam com livros com os quais têm uma conexão especial.

Colaborando com estudantes da Universidade de Kassel, Minujín selecionou mais de 170 títulos proibidos em vários países em todo o mundo. Estes livros foram então amarrados à estrutura de aço com folhas plásticas que os protegem e permitem a passagem da luz solar dentro do edifício.

De acordo com a artista, a forma do Parthenon foi escolhida porque simboliza "os ideais estéticos e políticos da primeira democracia do mundo". Sua relevância se estende também ao terreno, a Friedrichsplatz em Kassel, onde cerca de dois mil livros foram queimados durante o regime nazista.

O projeto foi inspirado por uma instalação anterior intitulada El Partenón de libros, construída em 1983 após o colapso da ditadura civil-militar na Argentina. A instalação visava celebrar a nova liberdade intelectual e democrática ao apresentar os próprios livros que tinham sido banidos pela junta governante. Após cinco dias de exibição, o edifício foi desmontado, permitindo aos visitantes retirar os livros e levá-los para casa. A instalação contemporânea na Alemanha também colocará os livros de volta em circulação.

A post shared by Riitta Monto (@riittamonto) on

A post shared by Nik Beiler (@ink.hd) on

A post shared by Tobias Ma (@tobi_ma_) on

A post shared by Eva Trolp (@dorfschoenheit) on

A post shared by Nora | Germany | (@noisde) on

A post shared by Robert Nordqvist (@saabrobz) on

Saiba mais sobre The Parthenon of Books aqui.

Via Bored Panda, DeMilked.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Artista constrói um "Partenon de livros" na Alemanha com 100 mil títulos censurados" ["Parthenon of Books" Constructed from 100,000 Banned Books Rises at Nazi Book Burning Site in Germany] 15 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875668/artista-constroi-um-partenon-de-livros-na-alemanha-com-100-mil-titulos-censurados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.