O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Três obras de Eladio Dieste são tombadas pelo governo do Uruguai

Três obras de Eladio Dieste são tombadas pelo governo do Uruguai

Três obras de Eladio Dieste são tombadas pelo governo do Uruguai
Três obras de Eladio Dieste são tombadas pelo governo do Uruguai, Detalhe da Igreja do Cristo Obrero.. Imagem © FéRmiN [Flickr], licença <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
Detalhe da Igreja do Cristo Obrero.. Imagem © FéRmiN [Flickr], licença Creative Commons

No ano do centenário de seu nascimento, três obras de Eladio Dieste foram declaradas Monumentos Históricos pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai no último dia 29 de junho. Os projetos se localizam no departamento de Maldonado e contribuirão com o dossiê uruguaio de "Sistema construtivo de cerâmica armada" para a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

As obras selecionadas são a Casa Berlingieri (Punta Ballena, 1947), o Centro Desportivo Municipal Carolino (San Carlos, 1968) e a Torre de Telecomunicações (Maldonado, 1986). Em todas elas, o arquiteto uruguaio buscou a máxima expressão arquitetônica através da estrutura de abóbodas de dupla curvatura feitas de tijolo armado. 

Na Casa Berlingieri, Dieste foi o engenheiro estrutural e calculista do projeto de autoria do catalão Antonio Bonet. Segundo a Comissão do Patrimônio Cultural do Uruguai, "a imagem ondulante dominada pela presença das abóbadas de cobertura é o antecedente mais significativo das posteriores obras resolvidas com abóbadas de dupla curvatura". 

No caso do Centro Desportivo Municipal Carolino, a comissão destaca a forma móvel usada por Dieste, afirmando que ela é "um exemplo da qualidade artesanal de nossos operários." Sobre a Torre de Telecomunicações, a comissão destaca que sua "forma e esbeltez constituem um caso emblemático do sistema construtivo de bloco cerâmico armado" usado pelo arquiteto. 

Via Comisión del Patrimonio Cultural de la Nación.

Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Três obras de Eladio Dieste são tombadas pelo governo do Uruguai" [Tres obras de Eladio Dieste son declaradas monumentos históricos en Uruguay] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875019/tres-obras-de-eladio-dieste-sao-tombadas-pelo-governo-do-uruguai> ISSN 0719-8906