Tadao Ando projeta Museu de Arte no interior de uma estrutura abobadada em Paris

Tadao Ando projeta Museu de Arte no interior de uma estrutura abobadada em Paris

O renomado colecionador de arte François Pinault revelou seus planos para um "museu completamente circular" que será localizado dentro de uma estrutura em forma de cúpula do século XIX, que abrigava a bolsa de valores parisiense. Para conseguir isso, Pinault recrutou os serviços do arquiteto premiado no Pritzker, Tadao Ando, cujo projeto exige a construção de um cilindro de concreto gigante localizado diretamente abaixo da crescente rotunda do prédio.

Tadao Ando projeta Museu de Arte no interior de uma estrutura abobadada em Paris - Mais Imagens

Cortesia de Collection Pinault Paris

O esquema de Ando compreende cinco andares, incluindo três níveis de espaços de galeria, um teatro de caixa preta, um restaurante e um auditório subterrâneo dentro da estrutura de concreto, distanciados das paredes existentes criando um corredor de circulação. Aproximadamente 9.800 metros quadrados de novos espaços de galeria irão encontrar peças da vasta coleção de arte contemporânea de Pinault, incluindo obras de Mark Rothko e Damien Hirst.

Cortesia de Collection Pinault Paris
Cortesia de Collection Pinault Paris

Os planos também incluem o restauro do exterior do edifício e interiores históricos, incluindo paredes internas, claraboias e afrescos. Além de preservar a integridade histórica do edifício, todas as mudanças feitas no edifício devem ser reversíveis, segundo um acordo feito por Pinault e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Cortesia de Collection Pinault Paris

Estima-se o custo do museu em cerca de U$ 121 milhões, com inauguração para 2019.

Saiba mais sobre o projeto no The Guardian e Vogue.

Em foco: Tadao Ando

"Quando projeto edifícios, penso tanto na composição global como nas partes de um corpo e como estas se encaixam. Além disso, penso em como as pessoas se aproximam da construção e a experiência deste espaço... Se oferecemos às pessoas o nada, elas podem refletir sobre o que pode ser feito a partir do nada."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Tadao Ando projeta Museu de Arte no interior de uma estrutura abobadada em Paris" 30 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874846/tadao-ando-projeta-museu-de-arte-no-interior-de-uma-estrutura-abobadada-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.