Em foco: Tadao Ando

Em foco: Tadao Ando

"Quando projeto edifícios, penso tanto na composição global como nas partes de um corpo e como estas se encaixam. Além disso, penso em como as pessoas se aproximam da construção e a experiência deste espaço... Se oferecemos às pessoas o nada, elas podem refletir sobre o que pode ser feito a partir do nada."

Cortesia de Agencia EFE

Tadao Ando (13 de setembro de 1941), vencedor do Prêmio Pritzker de 1995, completa hoje 76 anos. Ando, cujo escritório tem sede em Osaka, Japão, é conhecido por seu impecável trabalho com concreto, pelo tratamento sensível da luz natural e pelo forte compromisso com a natureza.

© Kazunori Fujimoto

Após trabalhar por um curto período de tempo como caminhoneiro e boxista profissional, Ando começou a trabalhar com arquitetura - um processo quase autodidata que incluía aulas noturnas e visitas a edifícios famosos em todo o mundo. Abriu seu escritório em 1969 em Osaka e rapidamente se tornou conhecido, sendo premiado com o Prêmio Anual do Instituto de Arquitetura do Japão em 1979. Entre suas primeiras influências estão Louis Kahn, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright .

© Kazunori Fujimoto

A maestria com que trabalha a luz natural e o espaço o alçou à fama e já na década de 1980 se tornou mundialmente conhecido. Seus edifícios derivam de formas e geometrias simples que contrastam com complexas circulações em três dimensões, o que faz com que seus edifícios ofereçam experiências físicas envolventes. Ando explica seu método dizendo: "Quando projeto edifícios, penso tanto na composição global como nas partes de um corpo e como estas se encaixam. Além disso, penso em como as pessoas se aproximam da construção e a experiência deste espaço... Se oferecemos às pessoas o nada, elas podem refletir sobre o que pode ser feito a partir do nada."

Veja, a seguir, algumas obras de Tadao Ando publicadas em nossa página:

Centro de Artes projetado para o México

Cortesia de Cortesía UDEM

Igreja da Luz

© Flickr: Buou. Used under Creative Commons

Igreja sobre a Água

© Tadao Ando

Casa Koshino

© Kazunori Fujimoto
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Em foco: Tadao Ando" [En perspectiva: Tadao Ando] 13 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773468/em-foco-tadao-ando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.