Manual de mapeamento coletivo: recursos cartográficos para processos territoriais de criação coletiva

Iconoclasistas, formado por Julia Risler e Pablo Ares, elabora projetos que combinam arte gráfica, mapas criativos e pesquisa coletiva a partir do desenho de ferramentas que estimulam a reflexão crítica para impulsionar práticas de resistência e transformação.

Apresentamos a seguir o Manual de mapeamento coletivo. Recursos cartográficos críticos para processos territoriais de criação colaborativa, publicado em 2013, onde a equipe sistematiza e compartilha metodologias, recursos e dinâmicas para a auto-organização de mapeamentos.

Cortesía de Iconoclasistas - Manual de Mapeo Colectivo under CC BY-NC-SA 2.5

Dos criadores. Com este manual, compartilhamos nossa experiência para mostrar como, através do mapeamento coletivo, se pode favorecer as distintas formas de compreender e sinalizar o espaço a partir do uso de variados tipos de linguagem, como símbolos, gráficos e ícones, que estimulam a criação de colagens, frases, desenhos e slogans. 

Há dois significados da palavra "manual" que queremos retomar, pois nos agradam muito e exprimem claramente o que buscamos: uma delas se refere àquilo "que é feito com as mãos" e a outra alude a toda "publicação que inclui o essencial sobre um tema". 

Cortesía de Iconoclasistas - Manual de Mapeo Colectivo under CC BY-NC-SA 2.5

Projeções e limites do mapeamento:

"O mapa não é o território": é uma imagem estática a qual escapa a permanente mutabilidade e mudanças às quais estão sujeitos os territórios. O mapa não contempla a subjetividade dos processos territoriais, suas representações simbólicas, ou seus imaginários. São as pessoas que o habitam que realmente criam e transformam o território, o moldam a partir do cotidiano. 

Cortesía de Iconoclasistas - Manual de Mapeo Colectivo under CC BY-NC-SA 2.5

Como usar este manual?

Não há uma forma única de usá-lo. Com esta publicação, não estamos fechando a prática nem a experiência. Acreditamos, no entanto, que há muito a aprender e explorar e isso acontece a partir das apropriações e derivas que cada um de vocês realiza. 

Faça o download do manual completo aqui.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Manual de mapeamento coletivo: recursos cartográficos para processos territoriais de criação coletiva" [Manual de Mapeo Colectivo: recursos cartográficos críticos para procesos territoriales de creación colaborativa] 04 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874539/manual-de-mapeamento-coletivo-recursos-cartograficos-para-processos-territoriais-de-criacao-coletiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.