O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Revitalização de um antigo cemitério em Atenas cria "osmose" do parque à cidade

Revitalização de um antigo cemitério em Atenas cria "osmose" do parque à cidade

Revitalização de um antigo cemitério em Atenas cria "osmose" do parque à cidade
Revitalização de um antigo cemitério em Atenas cria "osmose" do parque à cidade, Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects

Um concurso para a transformação de um antigo cemitério em Nikea, a oeste do centro de Atenas, foi vencido pelo escritório grego Topio7, com uma proposta que cria um parque público revitalizado como resultado de "uma osmose mútua entre o parque e a cidade" . Uma série de zonas de transição verdes - "o limite elástico" - são utilizadas para enquadrar uma viagem de procissão da agitação da cidade até a calma da paisagem do parque.

Destacando a importância do uso anterior do local, os arquitetos explicam que o "principal objetivo do projeto é a criação de um espaço público aberto e acessível, um parque urbano contemporâneo com caráter ecológico-bioclimático, com ênfase especial na dimensão social e na memória do terreno".

Cortesia de Topio7 Architects Cortesia de Topio7 Architects Cortesia de Topio7 Architects Cortesia de Topio7 Architects + 14

Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects

Anteriormente inacessível ao público, a renovação é baseada em uma série de zonas circulares, conectando o passeio e as praças no perímetro até o coração do parque. Aqui, uma clareira oferece áreas de repouso e locais de recreação, bem como um restaurante embutido com uma fachada de aço corten, que oferece vistas de um prado de sua cobertura acessível.

Seguindo os mesmos eixos lineares do cemitério original, os passeios primários do parque são compostos por paralelepípedos e juntas verdes, cobertas de flores selvagens. As zonas ajardinadas são fundamentais para o projeto, e incluem uma praça da Igreja, um anfiteatro embutido, jardins mediterrânicos, clareiras de árvores frutíferas e uma zona úmida. A fauna, as árvores e as fontes de água foram preservados, complementando novas plantações que se combinam para criar um filtro de vegetação.

Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects
Cortesia de Topio7 Architects

As zonas verdes de transição elásticas oferecem novos usos para o espaço, como uma conexão contínua com o tecido urbano. Campos esportivos, parques infantis, ginásios ao ar livre, áreas de piquenique, trilhas para mountain bike e uma pequena fazenda são potenciais programas que podem ser implementados, além de quiosques de madeira leves para serviços de informação e bazares ao ar livre.

Uma trilha para caminhar, correr e andar de bicicleta serpenteia entre as zonas verdes, permitindo que os usuários experimentem as diversas áreas do parque de diferentes maneiras.

Notícia via: Topio7 Architects.

  • Arquitetos

  • Equipe de Projeto

    Katerina Andritsou, Panita Karamanea, Thanasis Polyzoidis
  • Área

    4600.0 m2
  • Ano do projeto

    2016

Parque em Istambul permite os visitantes caminharem pelas copas das árvores

Em Istambul, uma cidade com poucos espaços verdes existentes, o studio DROR propôs algo radical - um parque cheio de intervenções inovadoras como forma de incentivar a experiência coletiva e o convívio.

Ver a galeria completa

Cita: Bari, Osman. "Revitalização de um antigo cemitério em Atenas cria "osmose" do parque à cidade" 19 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873972/revitalizacao-de-um-antigo-cemiterio-em-atenas-cria-osmose-do-parque-a-cidade> ISSN 0719-8906