A Gran Vía de Madri terá espaço para ciclistas em 2018

A Prefeitura de Madri anunciou a reconversão de uma das principais artérias da capital espanhola em um espaço viário mais adequado aos pedestres, com uma ciclovia de duas mãos, vegetação e calçadas mais amplas. O projeto ainda está sendo redigido e buscará potencializar as relações entre as pessoas, facilitando os deslocamentos em bicicleta e contribuindo, assim, para melhorar as condições de vida da cidade. 

Projetos pequenos, mas com grande alcance. Está e uma das vertentes exploradas pela Prefeitura de Madri e que toma forma em iniciativas como esta: a Gran Vía será uma via mais humana, restringindo o acesso de veículos motorizados e facilitando os deslocamentos de bicicleta. Com esta medida, a Prefeitura aprofunda sua intenção de humanizar Madri, uma cidade claramente dominada pelo automóvel. 

Gran Vía de Madri com o edifício Carrión em primeiro plano. Imagem © Juan Gallo [Flickr], licença CC BY-NC-ND 2.0

O projeto se divide em três frentes principais. Em primeiro lugar, as autoridades planejam ampliar as calçadas, ganhando espaço para os pedestres em detrimento do espaço dos automóveis. Em segundo lugar, as calçadas receberão vegetação, humanizando a avenida e melhorando a qualidade do ar na região. A terceira frente prevê a criação de um sistema de mobilidade integrada que inclua ônibus, carros e bicicletas.

Antes y después de la Gran Vía de Madrid. Image Cortesía de Ayuntamiento de Madrid

O projeto contempla a reorganização das vias para ônibus e táxis, liberando duas vias mistas para veículos (com velocidade máxima de 30 km/h) e bicicletas. Nas partes onde o tráfego é muito intenso, propõe-se vias exclusivas para as bicicletas. 

La Gran Vía de Madrid propuesta para 2018. Image Cortesía de Ayuntamiento de Madrid

As obras começarão em janeiro de 2018 e durarão oito meses. 

Agradecimentos à Prefeitura de Madri.

Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "A Gran Vía de Madri terá espaço para ciclistas em 2018" [La Gran Vía de Madrid será ciclista en 2018] 17 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873644/a-gran-via-de-madri-tera-espaco-para-ciclistas-em-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.