O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017

Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017

Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017
Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017, Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda na Cerimônia do Prêmio Pritzker 2017. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize
Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda na Cerimônia do Prêmio Pritzker 2017. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

No sábado, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta do RCR Arquitectes receberam o Prêmio Pritzker de 2017 em uma cerimônia no Palácio Akasaka, em Tóquio. O ArchDaily tem o prazer de compartilhar, com a permissão da Fundação Hyatt e do Prêmio Pritzker de Arquitetura, uma transcrição do discurso de aceitação dos vencedores, feito por Carme Pigem em nome do trio.

Suas majestades, o Imperador e Imperatriz do Japão; Vice Primeiro-Ministro Taro Aso; Excelências, embaixadores e ministros; Tom e Margot Pritzker e membros da família Pritzker; senhoras e senhores.

Emoções, felicidade, orgulho, humildade, respeito, responsabilidade, admiração por aqueles que foram antes de nós e por aqueles que receberão este prêmio no futuro: há uma mistura infinita de muitos sentimentos sobrepostos que estamos experimentando agora, mas a sensação mas forte é a de gratidão: À Família Pritzker, que há anos vem apoiando generosamente e chamando a atenção para a arquitetura, e pedimos que continuem fazendo isso.

Thomas Pritzker (esquerda) com Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize
Thomas Pritzker (esquerda) com Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

A todos e cada um dos membros do júri, a todos e cada um dos nossos colaboradores, a todos e cada um dos nossos clientes, e a cada membro de nossas famílias ... a Montse.

Estar neste palácio, no Japão, traz à tona outros sentimentos que foram despertados quando começamos nossa carreira profissional juntos como RCR. Quando, pela primeira vez, experimentamos este país e sua cultura, com sua requintada perfeição e amor pela natureza, algo que nos acompanha desde então.

Sabemos que a melhor decisão de nossas vidas foi compartilhar a arquitetura juntos. A segunda melhor decisão foi fazer isso em nossa cidade natal, Olot. Poder fazer isso juntos por tantos anos juntos é uma conquista.

Reconhecemos que amamos sonhar e amamos construir.

Da esquerda para a direitat: Ryue Nishizawa, Tadao Ando, Kazuyo Sejima, Rafael Aranda, Glenn Murcutt, Carme Pigem, Ramon Vilalta, Toyo Ito e Shigeru Ban. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize
Da esquerda para a direitat: Ryue Nishizawa, Tadao Ando, Kazuyo Sejima, Rafael Aranda, Glenn Murcutt, Carme Pigem, Ramon Vilalta, Toyo Ito e Shigeru Ban. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

Para nós, a arquitetura é a arte de materializar sonhos ao longo de uma longa jornada. E nessa jornada, estamos buscando uma arquitetura que contenha todo o universo - assim como o universo está compreendido na mais delicada folha de papel adornada com as palavras de um poeta, o que nos ajuda a entendê-la.

Por favor, permita-me recitar algumas palavras do poeta budista Thích Nhất Hạnh:

Se você é um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nessa folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer; e sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista.

Se olharmos para esta folha de papel ainda mais profundamente, podemos ver o sol nela. Se a luz do sol não está lá, a floresta não pode crescer ... E se continuarmos a olhar, podemos ver o madeireiro que cortou a árvore e a trouxe para o moinho para ser transformada em papel. E vemos o trigo. Sabemos que o madeireiro não pode existir sem o seu pão diário, e por isso, o trigo que se tornou o seu pão está também nesta folha de papel. E o pai e a mãe do madeireiro estão nela também. Quando olhamos dessa maneira, vemos que sem todas essas coisas, esta folha de papel não pode existir.

Suponha que tentemos retornar um dos elementos à sua origem. Suponha que devolvamos o sol ao sol ... Ou se devolvermos o madeireiro à sua mãe, também não temos folha de papel. O fato é que esta folha de papel é composta apenas de "elementos não-papel" ... Sem "elementos não-papel", como mente, madeireiro, sol e assim por diante, não haverá papel. Tão fina como esta folha de papel é, contém em si todo o universo."

Devemos admitir que pode não ser fácil, mas nosso compromisso é despertar emoções nas pessoas que vivem nos espaços que criamos. Tornar-se consciente de sua experiência, compreender a verdadeira natureza das coisas e transcender o estabelecido, chegar a resultados novos e inesperados.

Arquitetura é como música, mas menos efêmera. É como poesia, mas mais prosaica. Tudo isso é porque queremos sentir e fazer os outros sentirem. É a parte de nossas vidas e oferecemos aos outros.

E queremos continuar a sonhar, a acordar de novo e de novo, e viver esta e outras realidades mágicas. Com esse prêmio, estamos no caminho dessa maravilhosa jornada.

Moltíssimes gràcies, gracias, obrigado, domo arigatou gozaimasu!

© The Hyatt Foundation / The Pritzker Architecture Prize

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Prêmio Pritzker 2017

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram nomeados os vencedores do Prêmio Pritzker 2017 . Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas - fazendo intenso uso da cor, transparências e luz - e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências.

Ramon Vilalta, do RCR Arquitectes, fala sobre receber o Pritzker e as ambições após a premiação

Há dois dias atrás, o ArchDaily teve a honra de entrevistar Ramon Vilalta, um dos três arquitetos agraciado com o Prêmio Pritzker de 2017. Vilalta nos ofereceu uma perspectiva única sobre a história por trás de sua colaboração com Rafael Aranda e Carme Pigem, e como sua conexão com a sua pequena cidade natal Olot, na Espanha, influenciou uma carreira que tem produzido projetos excepcionais em seu escritório RCR Arquitectes.

Quem são os RCR Arquitectes? 9 coisas que você deve saber sobre os vencedores do Prêmio Pritzker 2017

Hoje, o Pritzker, o prêmio mais importante da arquitetura, anunciou Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, os três fundadores do escritório catalão RCR Arquitectes, como vencedores da edição de 2017.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rafael Aranda, Carme Pigem, and Ramon Vilalta
Autor
Cita: Rafael Aranda, Carme Pigem, and Ramon Vilalta. "Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017" 24 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871969/discurso-do-rcr-arquitectes-no-premio-pritzker-2017> ISSN 0719-8906