O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Esta gruta impressa em 3D desafia os limites da geometria computacional e da percepção humana

Esta gruta impressa em 3D desafia os limites da geometria computacional e da percepção humana

Esta gruta impressa em 3D desafia os limites da geometria computacional e da percepção humana
Esta gruta impressa em 3D desafia os limites da geometria computacional e da percepção humana, © Jann Erhard
© Jann Erhard

Após o sucesso do seu intrincado Arabesque Wall, Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer, mais uma vez conseguiram novos níveis de ornamentação - desta vez, com uma gruta impressa tridimensionalmente em escala real, criada a partir de sete toneladas de arenito. Comissionado pelo Centre Pompidou em Paris, a gruta é um exemplo de como a expressão espacial das tecnologias computacionais podem criar experiências arquitetônicas notáveis.

"Digital Grotesque II é um testamento e uma celebração de um novo tipo de arquitetura que deixa para trás paradigmas tradicionais de racionalização e padronização e, em vez disso, enfatiza a percepção do espectador, evocando a admiração, curiosidade e perplexidade", afirmam Dillenburger e Hansmeyer.

+ 22

Gerado algoritmicamente a partir de 156 gigabytes de dados e após 2 anos de desenvolvimento de projeto, a estrutura resultante é composta de 1,35 milhões de superfícies, que formam o arenito impresso. Um algoritmo secundário ajuda a criar a qualidade porosa e em camadas da gruta, com braços aparentemente intermináveis provenientes de um único volume, criando um senso de mistério cavernoso.

A gruta foi impressa em um mês e exigiu dois dias para a montagem. Alcançando uma altura de 3,5 metros, a estrutura embala centenas de metros quadrados de superfícies em suas formas orgânicas e detalhes ornamentais.

Esses detalhes são centrais para o caráter e as intenções da gruta; eleva a percepção e descoberta humana sobre a funcionalidade racional, como desejado por Dillenburger e Hansmeyer.

Como um espaço narrativo fictício, o projeto Digital Grotesque é menos preocupado com a funcionalidade do que com o expressivo potencial formal das tecnologias digitais, explicam os arquitetos. Como tal, o Digital Grotesque é um espaço exuberante e estimulante, cheio de detalhes no limiar da percepção, à espera de ser descoberto e estimulando a imaginação do que ainda está para ser criado.

Digital Grotesque II é uma das duas grutas impressas, a primeira foi encomendada pelo FRAC Center em Orléans, para a sua coleção permanente. Grotto II está estreando na Imprimer le monde in Paris.

Saiba mais sobre o processo de projeto aqui

Arquitetos: Michael Hansmeyer e Benjamin Dillenburger.
Equipe de Projeto: Michael Thoma, Philippe Steiner, Matthias Leschock, Alvaro Lopez, Demetris Shammas, Allegra Stucki, Florentin Duelli, Jan Francisco Anduaga, Katharina Wepler, Lorenz Brunner, Nicolas Harter, Dominik Keller, Max Spett, e Alexander Canario.
Parceiros e Apoiadores: Chair for Digital Buildings Technologies, ETH Zurich / Department of Architecture, ETH Zurich/ Centre Pompidou, Paris/ ChristengussAG/ Bosshard & Co. Ag / Elektro Suter GmbH.

Notícia via: Digital Grotesque.

Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies

Com 3 metros de altura, ' Arabesque Wall' de Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer é um objeto de complexidade intimidadora. Feita a partir de impressão 3D ao longo de 4 dias e com um arquivo de 50 Gigabytes, a peça é uma demonstração das incríveis possibilidades formais alcançadas com o desenho algorítimico e impressão 3D.

Cita: Bari, Osman. "Esta gruta impressa em 3D desafia os limites da geometria computacional e da percepção humana" 13 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869080/esta-gruta-impressa-em-3d-desafia-os-limites-da-geometria-computacional-e-da-percepcao-humana> ISSN 0719-8906