As vantagens de utilizar pré-fabricados através de 10 projetos

As vantagens de utilizar pré-fabricados através de 10 projetos

O uso de materiais pré-fabricados torna a obra mais sustentável, barata e eficiente. Para isso, o projeto deve definir o processo e etapas de construção, respeitando a solução arquitetônica e integrando toda a estrutura com as instalações do edifício. Logo, a obra é realizada em curto prazo, o custo da mão de obra e manutenção é reduzido, assim como o desperdício de materiais.

Selecionamos dez projetos que adotam materiais pré-fabricados e demonstram os benefícios desta escolha aliados à uma criativa estratégia projetual. Veja todos, a seguir.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados

© Leonardo Finotti

"Em geral os materiais foram escolhidos visando uma obra rápida, seja pelo fato de serem pré-fabricados, seja por não necessitarem de acabamento posterior, a exemplo das já citadas placas de policarbonato, das placas cimentícias também usadas na fachada e do forro da área expositiva principal, executado em módulos pré-fabricados de chapa de aço expandido."

#48 Zero Energia / Skilpod + UAU Collective

© Geert Van Hertum

"(...) Foram imediatamente capturados pela ideia de construir casas móveis sem perder as qualidades de uma casa regular, bem construída.

Depois de construir inúmeros protótipos (estruturas de aço, madeira, EPS, estrutura mista de aço a madeira, etc.) eles descobriram os benefícios do CLT (cross laminated timber em inglês), madeira leve, laminada e colada com suas lâminas cruzadas. CLT não é barato, mas para a nossa aplicação este foi um ótimo método de construção, com ótimas propriedades, extremamente forte, com bom isolamento térmico, produção rápida, de fácil transporte, construção estável (como elevação com guindastes) e já possui em ótimo acabamento no interior (assim não há necessidade de aplicar gesso, que facilmente sofre rachaduras)."

Refúgio em Finca Aguy / MAPA

© Leonardo Finotti

"A pré-fabricação gera um modo de produção eficiente, com uma sede onde os trabalhos ocorrem. A casa é produzida em um ambiente controlado e confeccionada minuciosamente. O passo seguinte é levá-la ao seu destino final."

Casa de Madeira / Estudio Borrachia

© Fernando Schapochnik

"Esta casa não propõe apenas a resposta ao problema pontual e específico de seu projeto e construção, mas também é para o estudo da verificação de uma série de pesquisas que estamos realizando há alguns anos sobre a implementação de sistemas pré-fabricados de baixo custo e rápida materialização."

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos

© Leonardo Finotti

"A construção teve o orçamento disponível como premissa principal. Para tanto, seguiu-se o método construtivo de uma obra recente do escritório no mesmo bairro: o Bar Mundial foi construído em estrutura metálica e painéis de concreto pré-fabricados, o que acelerou o tempo de execução da obra. Esse sistema de pré-fabricação com elementos de concreto foi desenvolvido pelo escritório com o intuito de subverter o uso de um material largamente empregado no Brasil. Frequentemente utilizados para a concretagem de lajes maciças, os painéis são aqui utilizados na vedação do edifício, em duplas que dão forma a paredes ocas executadas em tiras de 25 cm de largura com altura variável."

HOMB | Casa Taft / Skylab Architecture

© skylab

"Skylab Architecture e Method Homes se associaram para desenvolver um sistema modular e pré-fabricado de edifícios chamados HOMB. O sistema utiliza módulos triangulares de 9,2 metros quadrados desenhados para se adaptar ao terreno,que se unem para criar infinitas possibilidades de formas. Os módulos são montados a fim de cumprir com os requisitos de altura e área para cada projeto único."

© skylab

Casas para todos - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group

© Rasmus Hjortshøj

“Projetos de habitação social são desafiadores devido às suas restrições orçamentárias. Procuramos  incorporar técnicas construtivas modulares com materiais simples  de forma a criar espaços generosos tanto na escala urbana quanto dentro das unidades. Estes elementos pré-fabricados foram então empilhados de forma a criar um espaço extra entre eles, proporcionando um metro extra de pé direito na sala, tornando os espaços de uso comum surpreendentemente espaçosos. O movimento da fachada faz com que cada um dos módulos das áreas de estar abram-se mais para o pátio, incorporando um novo pátio frontal a medida que se afasta da rua para expandir o passeio público que se transforma em praça. Restrições econômicas geralmente são sinônimos de escassez - em Dortheavej, conseguimos reverter esta tendência, criando espaços de qualidade tanto para os indivíduos quanto para a comunidade." 

Pré-fabricados de 1000m² / SUMMARY

© Fernando Guerra | FG+SG

" O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projeto indefinidas, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a otimização de recursos como temas centrais. (...) Painéis estruturais pré-fabricados delimitam e sustentam perimetralmente o piso térreo, que foi concebido de forma a permitir a alteração do número e da disposição das paredes divisórias interiores, ou simplesmente a sua eliminação, transformando toda esta área num grande open-space."

Casa Amarela / Alejandro Soffia

© Juan Durán Sierralta

"Parte-se da ideia de que a criação de um sistema pré-fabricado que tenha um bom projeto arquitetônico, pode reproduzir essa qualidade quantas vezes forem necessárias. Seja como séries curtas ligadas a uma produção doméstica pessoal, ou séries longas para populações programadas. E se a produção industrial em série de edifícios se tornar entediante, também é possível personalizar a forma e as funções deste sistema. Isso são virtudes que se somam aos benefícios clássicos da pré-fabricação, como acelerar o processo de construção, ter mais controle sobre a qualidade dos elementos de construção e controle da redução de custos."

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA

© Felipe Camus

"Devido à distância do parque para o centro urbano mais próximo, e a dificuldade de encontrar mão de obra especializada na região de Los Lagos, optamos por utilizar um sistema pré-fabricado em madeira. A pesquisa formal que suporta esta solução nasce de uma  extensa revisão do levantamento fotográfico sobre a arquitetura vernacular da região, especialmente interessados por complexos sistemas treliçados e estruturas espaciais de madeira."

Ainda não sabe qual material utilizar em sua obra? Clique aqui e conheça diversas opções.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "As vantagens de utilizar pré-fabricados através de 10 projetos" 27 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868578/5-projetos-que-ilustram-o-potencial-de-pre-fabricados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.