O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Como Vancouver se tornou uma cidade multimodal

Como Vancouver se tornou uma cidade multimodal

Como Vancouver se tornou uma cidade multimodal

A meta de Vancouver para 2040 é que utilizar apenas energia proveniente de fontes limpas para abastecer os sistemas de calefação e transporte público da cidade.

Como parte desta meta, a cidade pretende, até 2020, fazer com que 50% dos deslocamentos urbanos sejam realizados a pé, de bicicleta ou em transporte público. 

Embora estas cifras sejam bastante ambiciosas, o urbanista e ex-chefe de planejamento de Vancouver, Brent Toderian, explica, neste vídeo realizado pela Streetfilms, que há três fatores que demonstram que a mobilidade sustentável já foi adotada pelos habitantes há mais de 40 anos.

© Flickr: Sherwood411. Licença CC BY-NC 2.0
© Flickr: Sherwood411. Licença CC BY-NC 2.0

O primeiro consiste em que, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, os cidadãos impediram a construção de rodovias, e hoje, Vancouver é a única cidade na América do Norte a não ter rodovias dentro de seus limites urbanos. 

A isso soma-se projetos mais recentes, como por exemplo, 24% das ciclovias serem adequadas a pessoas de todas as idades e condições físicas, facilitando os deslocamentos de bicicleta. Hoje, 10% dos trajetos casa-trabalho são realizados em bicicletas. 

O segundo fator é a Exposição Internacional de 1986, que teve como tema central as comunicações e o transporte. Durante seis meses, a orla False Creek foi ocupada pelos pavilhões dos 54 países participantes e hoje este é um dos principais espaços públicos da cidade. 

O terceiro e último fator é o fato de a cidade ter sido sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, evento que incluiu diversas atividades nos espaços públicos da cidade, sendo uma delas o fechamento das ruas para a realização de festas ao ar livre. 

© Flickr: Dylan Passmore. Licença CC BY-NC 2.0
© Flickr: Dylan Passmore. Licença CC BY-NC 2.0

Todavia, existem fatores secundários, como a extensão da rede do metrô de superfície e o novo sistema de bicicletas públicas Mobi, lançado em julho de 2016, que favorecem a escolha por meios de transporte sustentáveis na rotina diária dos habitantes.

.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Como Vancouver se tornou uma cidade multimodal" [Video: Cómo Vancouver se convirtió en una ciudad multimodal] 01 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868067/como-vancouver-se-tornou-uma-cidade-multimodal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.