O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conheça o trabalho do RCR Arquitectes, vencedores do Pritzker 2017, através de vídeos

Conheça o trabalho do RCR Arquitectes, vencedores do Pritzker 2017, através de vídeos

Conheça o trabalho do RCR Arquitectes, vencedores do Pritzker 2017, através de vídeos

O trabalho do escritório espanhol RCR Arquitectes, que acaba de receber o Prêmio Pritzker 2017, era, até então, pouco difundido no Brasil, restrito sobretudo à Europa e aos círculos acadêmicos. Rafael ArandaCarme Pigem e Ramon Vilalta mantêm seu escritório na pequena cidade de Olot, na região da Catalunha, há quase 30 anos, onde nasceram e estão construídas a maioria de suas obras. Como salientou o júri do Pritzker, uma de suas maiores qualidades é a de mostrar como os arquitetos podem ter "raízes firmes no local e os braços estendidos para o resto do mundo". Através da seleção de vídeos abaixo, é possível conhecer um pouco mais sobre a obra do escritório, e mais especificamente, apreciar a atmosfera de suas obras construídas.

A arquitetura do escritório destaca-se por uma franqueza da materialidade, pelo uso intenso da luz e das transparências. Embora carreguem características semelhantes, cada projeto é bastante sensível ao entorno, mesclando-se e impondo-se ao mesmo na paisagem. Como Glenn Murcutt, presidente do júri do Pritzker, sintetizou: "A colaboração desses três arquitetos produz uma arquitetura austera de nível poético, representando um trabalho atemporal que reflete grande respeito pelo passado, ao passo que projeta a clareza do presente e do futuro". 

Entre os nove vídeos selecionados nota-se a diversidade de tipologias que o escritório abrange. Há residências, um museu, um teatro, uma vinícola e a montagem de uma exposição. É possível ainda transportar-se para o cotidiano do escritório -no chamado Laboratório Barberí, uma antiga fundição cujas paredes em ruínas foram mantidas-, durante um dos workshops de verão que os arquitetos oferecem todos os anos. Ou, também, imaginar-se morando em uma de suas residências projetadas, visitando as adegas Bell-lloc ou, mesmo, participando de uma aula no Teatro La Lira com um dos sócios, percorrendo seus espaços, observando sua relação com o entorno imediato e sentindo a aspereza nas suas superfícies de aço cortén. 

Ainda que os vídeos estejam em inglês, espanhol e mesmo em catalão, seus planos demorados e enquadramentos sensíveis permitem que possamos assimilar um pouco sobre as estratégias projetuais empregadas pelos arquitetos e compreender um pouco melhor o porquê de sua obra ter recebido um reconhecimento tão importante. 

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Conheça o trabalho do RCR Arquitectes, vencedores do Pritzker 2017, através de vídeos" 09 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806637/conheca-o-trabalho-do-rcr-arquitectes-vencedores-do-pritzker-2017-atraves-de-videos> ISSN 0719-8906