Obras de arte foram recicladas e se tornaram cobertores para refugiados sírios

A artista jordana Raya Kassisieh, com o apoio do escritório norte-americano NADAAA, reutilizou a exposição realizada na Amman Design Week, na Jordânia, para criar cobertores para refugiados sírios e famílias jordanas. A exposição Entrelac, consistia em 300kg de lã tricotada à mão, que foi posteriormente cortada e costurada para criar cobertores para aqueles que fogem da Guerra Civil da Síria.

Obras de arte foram recicladas e se tornaram cobertores para refugiados sírios - Mais Imagens+ 6

© Roland Halbe

Durante a inauguração da Semana de Design de Amman, em setembro de 2016, a peça Entrelac foi pendurada no telhado do salão de expositivo. A instalação procurou criar um diálogo entre o design digital e artesanato tradicional. Embora desenhada em softwares de computador, Entrelac foi realizada à mão, com vinte mulheres jordanianas tricotando manualmente as vinte e oito grandes peças que formam a exposição.

Cortesia de Hussam Da'na/Amman Design Week

As artesãs de todas as regiões da Jordânia cuidadosamente e habilmente tricotaram cada parte em suas casas e oficinas, uma rede de produção que permitiu a fácil instalação da exposição final. Quando o festival de design terminou, tanto a Kassisieh, como a equipe da Amman Design Week, se comprometeram a cortar e transformar a lã de Entrelac em cobertores, que foram distribuídos posteriormente a refugiados sírios e famílias jordanas.

Cortesia de Hussam Da'na/Amman Design Week

"Este pequeno ato prova que a humanidade existe como uma cadeia de relacionamentos; Alguém teve uma ideia, chamou alguns amigos, um momento surgiu, e Amman Design Week foi lançada. Alguém mais teve uma ideia de tecer o fio de Entrelac em uma história global que terminou em um gesto de ajuda humanitária" - NADAAA.

Cortesia de Amman Design Week

Em uma guerra brutal com centenas de milhares de mortes e destruição de peças de arquitetura inestimáveis, este gesto sutil de solidariedade da comunidade do design é inspirador.

Notícias via: NADAAA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Obras de arte foram recicladas e se tornaram cobertores para refugiados sírios" [Humanity and Art Entwined - How NADAAA's Exhibit Became Blankets for Syrian Refugees] 19 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805672/obras-de-arte-foram-recicladas-e-se-tornaram-cobertores-para-refugiados-sirios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.