10 projetos de arquitetura leve, modular e adaptável na Colômbia

10 projetos de arquitetura leve, modular e adaptável na Colômbia

Os conceitos específicos de leveza, adaptabilidade e modularidade são a essência desta seleção. Os exemplos referenciados incluem todas ou algumas destas características e cada intervenção se destaca através de características particulares, as quais representam um código singular em resposta aos seus contextos: alto impacto social, espaço de construção mínimo, orçamentos reduzidos, trabalho colaborativo com comunidade e intervenções em áreas rurais, são algumas das condicionantes desses projetos.

Com esta recopilação de obras construídas pretende-se evidenciar os alcances e habilidades que dividem os autores quando seu trabalho está centrado em mediações restritivas, fazendo das limitações uma oportunidade para entregar aos habitantes alternativas assertivas além de uma resposta funcional ao programa que abrigam. 

A seguir, apresentaremos uma seleção de projetos que, por suas condições compositivas, estruturais e sociais, representam um grupo de intervenções que diante de contextos geográficos diferentes criam a tensão adequada para transformar um espaço em lugar. 

10 projetos de arquitetura leve, modular e adaptável na Colômbia - Mais Imagens+ 6

Casa do Vento / Arquitectura Expandida

Casa do Vento / Arquitectura Expandida. Imagem Cortesia de Arquitectura Expandida

Descrição dos arquitetos. A Casa do Vento é um processo de autoconstrução física e social da ampliação da Biblioteca Pública comunitária Simón Bolívar na localidade de San Cristóbal de Bogotá, que se desenvolveu no 4° Encontro de Arquitetura Expandida. 

A iniciativa partiu da Corporação Cultural Zuroriente -organização que gestiona a pequena infraestrutura há 18 anos sendo construída pelos próprios vizinhos diante da falta de equipamentos sociais e comunitários em um contexto urbano conflitivo e violento - e foram vários os coletivos que desde diferentes perspectivas disciplinares acompanharam a comunidade neste processo. 

Se quema proyecto de Arquitectura Expandida en Bogotá

Casa Encaixe Chacarrá / Ruta 4 taller de arquitectura

Casa Ensamble Chacarrá / Ruta 4 taller de arquitectura . Imagem Cortesia de Ruta 4

Com ênfase na construção da comunidade e no uso de materiais locais, o projeto em Pereira (Colômbia) foi desenhado pelo escritório Ruta 4 taller de arquitectura, junto com Club Activo 20-30, La Morena TV, Scouts, Litro de Luz. Este exemplo de desenho social procura ser um lugar para a cultura e a diversidade em um bairro onde chegaram centenas de famílias desalojadas pelo conflito armado interno do país.

VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos

VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos. Imagem © Felipe Orvi

Descrição dos arquitetos. VIMOB nasce da ideia de gerar um refúgio em um terreno de difícil acesso; um lugar onde a construção tradicional seria limitada pelo transporte de materiais e mão-de-obra. É uma moradia modular baseada no conceito de pré-fabricação e encaixe, capaz de abrigar os espaços essenciais de uma construção tradicional em um protótipo prático, flexível, atrativo e moderno. É estruturado a partir de módulos cuidadosamente estudados que se articulam com harmonia e sobriedade em uma atmosfera acolhedora, proporcionando a vivência do entorno e criando uma imagem de alto nível. 

A Casa da Chuva [de ideais] / Arquitectura Expandida

Casa da Chuva [de ideias] / Arquitectura Expandida. Imagem © Arquitectura Expandida

"A Casa da Chuva [de ideias] é parte de um processo de autoconstrução física e social, um espaço cultural e comunitário em um bairro de invasão de Bogotá, situado no meio das colinas. Um lugar com escassos recursos materiais mas inestimáveis recursos ecológicos e humanos. Se evidencia que a capacidade de autogestão na cidade pode transcender a moradia e os serviços básicos até abarcar o espaço público e comunitário, sendo os próprios cidadãos responsáveis pela gestão cultural, política, social e infraestrutural da cidade em primeira pessoa, melhorando-a para enriquecer sua qualidade de vida e evidenciar seu direito a ocupar a cidade".

Zubabox / Squire and Partners

Zubabox / Squire and Partners. Imagem © Michael Squire and Partners

O escritório britânico Squire and Partners junto com a organização Computer Aid International, inauguraram em 2016 o primeiro Zubabox (Dell Solar Learning Lab) da Colômbia. Situado em Cazucá (Bogotá), o principal objetivo do projeto está dirigido para proporcionar um espaço sustentável que crie segurança aos jovens enquanto eles adquirem conhecimento nas áreas digitais.

Esta iniciativa faz parte do desenvolvimento social da comunidade, que encontra nesta alternativa cultural a aproximação com as tecnologias para incentivar oportunidades que minimizem a proximidade com gangues e ações criminosas.

Poliedro Habitável / Manuel Villa Arquitectos

Poliedro Habitável / Manuel Villa Arquitectos. Imagem © Manuel Villa arquitectos

Descrição dos arquitetos. O projeto consiste em conceber no jardim posterior de uma moradia unifamiliar, localizada na periferia da cidade, um pequeno parque ou espaço aberto, no qual os pais, em companhia do seu novo filho, construirão um espaço independente as áreas domésticas da casa, para compartilhar momentos de diversão, brincadeiras, leituras, etc. 

Para cumprir com os objetivos propostos e projetando o uso do espaço a longo prazo, pretende-se que o espaço aberto esteja apoiado por uma pequena construção que complemente e suporte as atividades exteriores e que sirva também como uma espécie de refúgio no qual a criança compartilha com seus pais e que, com o passar do tempo, desenvolva as atividades de seu interesse particular. 

Colorín Colorado / Ruta 4 taller de arquitectura

Colorin Colorado / Ruta 4 taller de arquitectura. Imagem Cortesia de Ruta 4

O escritório colombiano Ruta 4, junto com voluntários da administração local, integrantes da comunidade, estudantes e colaboradores de diferentes partes do país, completaram os trabalhos de Colorín Colorado, um projeto de reivindicação de território pelos campesinos em tempos de pós-conflito no El Abejero (Colômbia), bairro que padeceu por décadas o flagelo da violência por causa da guerra interna. 

Através de um projeto de integração com a comunidade, Ruta 4 conseguiu iniciar um novo período de ressignificação para o bairro através da construção do parque Colorín Colorado. Por meio de intervenções pontuais e usando materiais locais, deu forma a uma nova paisagem de interação e recreação para a juventude, ao mesmo tempo em que ativou na comunidade a importância da cooperação e empreendimento coletivo no período pós-conflito. 

Pavilhão Desconectado / Plan:b arquitectos

Pavilhão Desconectado / Plan:b arquitectos. Imagem © Sergio Gómez

Descrição dos arquitetos. Esta é um pequena encomenda para desenhar um pavilhão em uma feira de construção em Medellín e para o desenvolvimento do projeto acordamos com nossos clientes e gestores as seguintes condições:

1. Que o projeto fosse construído com materiais doados por diversas empresas participantes da feira e se configurasse como uma mistura diversa de painéis do mesmo tamanho que pudessem mudar de posição segundo a orientação ou a estratégia bioclimática;

2.Que estes materiais tivessem algumas condições bioclimáticas, fossem baratos ou tivessem qualidades sustentáveis. (Devido a quantidade de empresas que quiseram participar isso não aconteceu em todos os casos);

3. Que o projeto fosse desmontável e pudesse ser doado a uma comunidade ou um bairro da cidade com dificuldades econômicas e que pudesse ser desfrutado como um salão de eventos;

4.Que este projeto não fosse completamente fechado e deixasse passar o ar evitando o uso de sistemas mecânicos de climatização. Claro que este aspecto pode trazer alguns inconvenientes que desde nosso ponto de vista são menores em nosso clima: a entrada de chuva horizontal no interior do edifício e condições acústicas não ideais;

5.Que o projeto fosse um cubo fácil de identificar e, em certo modo, fácil de construir;

6. Que o interior do pavilhão fosse ambíguo e flexível e permitisse assim a realização de conferências, lançamentos de produtos e reuniões variadas durante a feira; E, posteriormente, garantisse espaço para possíveis festas, cerimônias religiosas, encontros políticos ou atividades incertas durante seus anos como salão social. 

O Trevo / Arquitectura Expandida

O Trevo / Arquitectura Expandida. Imagem Cortesia de Arquitectura Expandida

Desenvolvido pelo Coletivo Arquitectura Expandida e a Associação de Vizinhos do bairro de Kennedy, em Bogotá, 'O Trevo' forma parte de um processo de recuperação de um espaço comunitário que teve um forte uso vicinal e que, por diversas razões, foi abandonado até converter-se em uma ruína arquitetônica de colunas de concreto armado e muros de tijolo, sobre os quais o tempo desenhou histórias através de murais, grafites e outras expressões urbanas.

Mobiliário Urbano para o Parque Arvi / Escala Urbana Arquitectura

Mobiliário Urbano para o Parque Arvi / Escala Urbana Arquitectura. Imagem Cortesia de Escala Urbana Arquitectos

Descrição dos arquitetos. Arví, é um enorme Parque Natural Ecológico localizado no nordeste de Medellín que abriga territórios de vários municípios do distrito de Antioquia, Colômbia. Conta com 16.000 hectares, 1.760 dos quais encontram-se em impecável estado de bosques naturais e está dotado de 54 km de caminhos para facilitar o deslocamento e as caminhadas dos visitantes. 

Dentro do plano geral do projeto para o parque, o qual contempla o desenvolvimento de cinco núcleos (áreas recreativas controladas), aparece nosso projeto Manual de mobiliário rural, como uma estratégia para estabelecer uma linguagem comum dentro de todo o território e assim podem ter uma gestão controlada dos diferentes tipos de desenvolvimento. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gerald, Richard . "10 projetos de arquitetura leve, modular e adaptável na Colômbia" [10 proyectos de arquitectura ligera, modular y adaptable en Colombia] 08 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804854/10-projetos-de-arquitetura-leve-modular-e-adaptavel-na-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.