PLH Arkitekter é um dos vencedores em concurso para centro multimodal de transportes na Letônia

PLH Arkitekter foi anunciado como um dos dois vencedores do concurso internacional de projetos para Rail Baltica, organizado pela The European Railroad Lines, Ltd. Como parte da rede europeia de transportes, a Rail Baltica será um centro de transporte público multimodal na capital letã de Riga, com uma ponte ferroviária atravessando o rio Daugava.

O ponto focal do projeto será uma estação ferroviária "que cria uma forte identidade visual na paisagem urbana, reforçando o sentido de Riga como uma metrópole." Inspirado pela forma arquetípica do arco e do período Art Nouveau, o edifício irá destacar coberturas que se assemelham a folhas arqueadas de samambaias. No lado norte do edifício, a forma da cobertura permite uma vista única sobre a cidade histórica, ideal para viajantes que entram ou saem da cidade, criando um forte senso de lugar.

PLH Arkitekter é um dos vencedores em concurso para centro multimodal de transportes na Letônia - Mais Imagens+ 6

Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter

Em todo o edifício, características geométricas, simetria e repetição irão melhorar a identificação e manter a orientação ao longo da viagem.

Cortesia de PLH Arkitekter

O projeto também apresenta duas novas rotas ferroviárias funcionando paralelas às existentes e sobre uma nova ponte. Os arquitetos explicaram que ela será "projetado com uma expressão leve e flutuante. Para manter a relação entre o antigo e o novo, a ponte tem uma seção transversal variável que emerge no lado de baixo da ponte, com uma linha ondulada que se refere à grande construção arqueada da ponte antiga. A nova ponte é projetada com trilhos de bicicleta e pedestres integrados, criando uma melhor conexão ao longo dos trilhos e através do Rio Daugava".

Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter

Uma sequência de espaços verdes urbanos também será incluída no projeto, a fim de "remediar desafios climáticos, criando melhores microclimas na cidade, e melhorar a qualidade do ar, conforto térmico, biodiversidade, gerenciamento de águas pluviais e prevenção de ilhas de calor urbano."

Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter

O projeto Baltic Rail não só tem o potencial de se tornar um portal icônico, significativo e bonito para Riga - mas também de ser um motor para o desenvolvimento da cidade, disse Steen Enrico Andersen, sócio da PLH e arquiteto líder para a proposta de projeto. A estação central, a área da estação conectada e a infraestrutura adjacente têm um grande potencial para ser muito mais do que apenas infraestrutura - tornando-se um importante pólo urbano com uma forte identidade visual na paisagem urbana em um desenvolvimento urbano sustentável moderno.

Cortesia de PLH Arkitekter

Notícia via PLH Arkitekter.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "PLH Arkitekter é um dos vencedores em concurso para centro multimodal de transportes na Letônia" [PLH Arkitekter Wins Rail Baltica Competition with Arch-Inspired Infrastructural System] 28 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804187/plh-arkitekter-e-um-dos-vencedores-em-concurso-para-centro-multimodal-de-transportes-na-letonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.