Os desafios da acessibilidade na construção de zona rural

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

A casa UNI foi projetada pelo ateliê Mayer & Selders, na Ilha da Madeira em Portugal. A paisagem rural deste sítio e predominante na Madeira é marcada por socalcos, suportados por paredes em pedras de basalto, constituídas por variadas rochas do sítio, muitas vezes com tamanhos impressionantes.Conversamos com os arquitetos do Mayer & Selders para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

MS: Madeira, betão e alumínio.

Cortesia de Mayer & Selders

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?

MS: A paisagem e a arquitectura rural na ilha da Madeira. 

Cortesia de Mayer & Selders

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

MS: A escolha para um revestimento em ripas de madeira permitiu deixar as fachadas mais simples e homogêneas. Especialmente a fachada Noroeste ia ficar muita bruta com um material menos quente como reboco ou pedra.

Cortesia de Mayer & Selders

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

MS: Foi mais fácil para transportar, este sitio tem um acesso muito difícil.

Cortesia de Mayer & Selders

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

MS: Muitos carpinteiros e empreiteiros na Ilha da Madeira não são habituadas a este tipo de construção e foi um desafio insistir, instruir e acompanhar, porque também não somos especialistas.

Cortesia de Mayer & Selders

Vocês chegaram a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? 

MS:  Sim, consideramos usar reboco como revestimento principal, e as fachadas com este material ia fazer com mais aberturas pequenas em vez de uma grande.

Cortesia de Mayer & Selders

Como vocês pesquisaram fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

MS: Já trabalhamos com perfil de madeira termotratada nos gabinetes em que colaboramos antes de abrir o proprio gabinete.

Cortesia de Mayer & Selders

Veja o projeto completo:

UNI / Mayer & Selders

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Os desafios da acessibilidade na construção de zona rural " 02 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802588/os-desafios-da-acessibilidade-da-construcao-na-zona-rural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.