Berlim planeja impedir a circulação de veículos privados em sua principal avenida até 2019

Unter del Linden é o principal bulevar de Berlim e, em seu um quilômetro e meio de extensão, entre a Brandenburger Tor e a Schlossbrücke, é acompanhada de importantes edifícios, entre os quais embaixadas, museus e universidades, além de restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Em 2010 teve início a ampliação da linha U5 do metrô, e um trecho da mesma, conhecido como U55, passaria por baixo do bulevar. Antes do início das obras, passavam diariamente cerca de 30 mil veículos pela avenida, porém, esta cifra caiu para 8 mil após as obras.

Em função disso, a Coalizão Verde, através de seu Grupo de Trabalho de Mobilidade e Transporte, propõe que em 2019, um ano antes da abertura da ampliação do metrô, a avenida seja fechada para automóveis privados, dedicando todo seu espaço aos pedestres, ciclistas, transporte público e de carga.

Além disso, o grupo propõe que a Friedrichstraße, localizada no centro e dedicada ao comércio, também seja fechada para veículos privados.

Unter del Linden, Berlim. Imagem © Flickr Usuario Alper Çuğun Licença CC BY 2.0

A ideia é impulsionar este projeto e inscrevê-lo na Lei de Mobilidade, que entrará em vigor a partir de 2017. A nova proposta foi submetida a um referendum após reunir mais de 105 mil assinaturas dos cidadãos -- muito mais que os 20 mil exigidos pelo Senado.

Entre os principais pontos desta lei está a criação de uma rede de 350 quilômetros de rotas seguras para ciclistas, a melhoria dos 75 cruzamentos mais perigosos da cidades, a construção de 200 mil estacionamentos para bicicletas nas estações de transporte público e nas vias, e a ampliação da largura das ciclovias, que passará a dois metros. 

Unter del Linden, Berlim. Imagem © Usuario Wikimedia Commons: VollwertBIT. Licença CC BY-SA 3.0
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Berlim planeja impedir a circulação de veículos privados em sua principal avenida até 2019" [Berlín planea que su principal avenida sea libre de autos en 2019] 28 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802314/berlim-planeja-impedir-a-circulacao-de-veiculos-privados-em-sua-principal-avenida-ate-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.