O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 95 croquis que falam sobre o habitar no espaço urbano

95 croquis que falam sobre o habitar no espaço urbano

95 croquis que falam sobre o habitar no espaço urbano
95 croquis que falam sobre o habitar no espaço urbano, “Na costa de Valparaíso”. Imagem © David Jolly
“Na costa de Valparaíso”. Imagem © David Jolly

O desenho oferece a possibilidade de conexão com os mais variados espaços de nossas cidades e com o que neles ocorre. 

Esta prática, muito comum entre estudantes de arquitetura, é retomada pelo arquiteto e professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Valparaíso, David Jolly Monge.

Intitulado “La Observación: el urbanismo desde el acto de habitar”, o livro é apresentado pelo autor como uma coleção de observações que tratam do efeito de detenção causado pelo desenho, que segundo Monge consiste em habitar

Através do livro nos convida a conhecer 95 cenas cotidianas que acontecem em 21 lugares, desde cidades chilenas, como Valparaíso, Santiano e Viña del Mar, até Atenas, Barcelona e Paris. 

Cada uma destas cenas é representada por um croqui e é acompanhada de uma breve reflexão que permite interpretar o desenho, algo que, segundo o autor, "permite uma abstração que vincula espaço, ato e palavra."

O momento em que são feitos os desenhos não importa. Nesse sentido, David diz que "a observação não segue nenhum critério preestabelecido, mas obedece algo que chama nossa atenção e nos faz querer vê-lo por meio do desenho."

“Ar morno”. Imagem © David Jolly
“Ar morno”. Imagem © David Jolly

Para aqueles que gostam de desenhar, cabe a pergunta sobre qual o melhor momento para isso. De acordo com David, "desenhar é sair para desenhar, mesmo que isso seja feito dentro de casa; trata-se de sair do habitual através do artifício do desenho. Viajar é uma ocasião para desenhar, e também qualquer momento em que o olhar é surpreendido com o que tem diante de si."

Embora cada uma das observações presentes no livro nasça de uma rotina pessoal, o alcance de seus desenhos é para todos, interessados ou não em desenhar.

Por isso, o autor argumenta que "publicar as observações tem, pelo manos, um duplo sentido: aquilo que nelas é mostrado pode abrir ao leitor uma outra interpretação do mundo em que habita. Além disso, os croquis buscam ser um estímulo aos arquitetos e estudantes ao abrir a realidade habitável por meio da contemplação do desenho, que não é substituído por outros meios como a fotografia ou o vídeo." 

"Folhagem”. Imagem © David Jolly
"Folhagem”. Imagem © David Jolly

A publicação foi editada por Ediciones Universitarias de Valparaíso e pode ser acessada aqui

.

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "95 croquis que falam sobre o habitar no espaço urbano" [95 croquis que nos enseñan sobre 'La Observación: el urbanismo desde el acto de habitar'] 07 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800852/95-croquis-que-falam-sobre-o-habitar-no-espaco-urbano> ISSN 0719-8906