OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie

Duas semanas atrás, Herzog & de Meuron foi anunciado como o vencedor do concurso internacional para projetar o novo Museu do Século XX a ser localizado adjacente à seminal Neue Galerie de Mies van der Rohe no coração do Fórum Cultural de Berlim, na Alemanha.

Agora recebemos as propostas adicionais para o concurso, incluindo as menções honrosas de OMA, Staab Architekten e Aires Mateus e Associados, e a proposta finalista de REX, que mostra estratégias alternativas para o terreno.

OMA

By Frans Parthesius. Imagem © OMA

Descrição via OMA.

© OMA

O novo museu de Berlim está planejado num local aparentemente intimidador, cercado por todos os lados por arquiteturas excepcionalmente fortes e articuladas, inserido entre uma auto-estrada urbana nunca totalmente aceita e um passeio de pedestres anêmico: as duas tipologias que (infelizmente) definem as nossas cidades atuais.

© OMA

Abraçamos os dilemas do terreno e os transformamos no leitidee (ideia central) do projeto. Não interpretamos essa competição como um teste de lealdade, dividimos nossa lealdade entre as obras-primas envolventes.

By Frans Parthesius. Imagem © OMA

Duas diagonais dividem o lote em quatro setores. Cada setor relaciona-se precisamente com o seu contexto e responde diretamente à sua contraparte única: o setor sul a Mies, o setor Oeste à Igreja e a piazzetta Gemäldegalerie, em frente à entrada do Museu, ao norte à sala de concertos de Scharoun, a leste a auto-estrada e a Biblioteca.

© OMA

O museu é o resultado da remontagem das quatro seções: combina salas clássicas no Sul, mais acomodações expressionistas no ocidente, auditórios internos e externos para facear Scharoun ao Norte e vistas panorâmicas urbanas a leste.

Veja mais sobre esse projeto aqui.

OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie - Mais Imagens+ 43

Staab Architekten

© Staab Architekten

Descrição via Staab Architekten.

O projeto para o Museu des 20. Jahrhunderts pega a ideia de Hans Scharoun s Stadtlandschaft, ou da paisagem urbana, que cria "uma ordem animada a partir do baixo, alto, estreito e largo." Em favor de uma área de piso térreo amplamente coberta que se encaixa com os espaços abertos circundantes, o volume do edifício é comprimido em três pontos altos que são visíveis de longe. Os volumes escalonados da exposição temporária, a coleção Marzona e a administração são orientados de acordo com importantes linhas de visão da Potsdamer Straße e da Potsdamer Platz.

© Staab Architekten

A intersecção do museu com o público é maximizada: todas as funções públicas do museu são visíveis através de fachadas transparentes; pátios e espaços de exposição de altura dupla estendem-se para o espaço público com janelas de exibição, gerando visões do nível de exibição inferior. Um espaço intermediário, um espaço exterior para qualquer um é criado no contexto do museu. Ele convida as pessoas a ficarem em áreas parcialmente sombreadas e parcialmente ensolaradas. Desenvolvemos um arranjo espacial complexa-ordenada, composto por cinco tipos de salas diferentes, que podem ser intuitivamente apreendidas da perspectiva dos visitantes e oferecem uma ampla gama de opções e possibilidades de configuração para os curadores.

© Staab Architekten

O sistema organizacional dos espaços expositivos estabelece o arcabouço estrutural e formal do museu, que define o piso térreo permeável e os volumes de construção que se posicionam no contexto urbano.

OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie - Mais Imagens+ 43

Aires Mateus e Associados

© Aires Mateus e Associados

Descrição via Aires Mateus e Associados.

É na ligação entre o passado e o futuro que a proposta se dá: construir um edifício e a urbanidade do tempo vindouro, fixando nossos olhos nos edifícios do passado que o rodeiam e invocam-no. Uma construção confiante que apresenta o peso e a densidade de sua tarefa que, em paralelo, mostra a atração de um vazio ainda para habitar. É um edifício que, em seu isolamento, se abre ao mundo.

© Aires Mateus e Associados
© Aires Mateus e Associados

O primeiro nível subterrâneo é totalmente público e acolhe todas as principais áreas de exposição em um grande salão. Nesse nível é estabelecida uma conexão com a Neue National Gallery. Uma praça fechada, um momento crucial do projeto, é colocado no vórtice arquitetônico do edifício como a marca culminar do caminho exterior. O limite construído do espaço urbano liberado pela suspensão do edifício define-se como o novo centro.

© Aires Mateus e Associados

A cidade, a história, os edifícios que o observam, a árvore ancestral que aguardava sua conformidade, são convidados a habitar este vazio expectante.

OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie - Mais Imagens+ 43

REX

© Luxigon. Cortesia de REX

Descrição via REX.

Ao lado do quadro mais requintado do mundo para a arte - a Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe - propomos seu contraponto: um objeto funcional (não estético) para a arte de expor coleções. A Neue Nationalgalerie é uma lousa em branco em que qualquer formato de exibição pode ser construído. Na prática, à medida que a mídia artística se torna mais diversificada e os orçamentos operacionais dos museus ficam mais limitados, uma lousa em branco é constritivo: o Staatliche Museen zu Berlin encontra o clima, a luz e a universalidade deste espaço icônico desafiando a organização de exposições, e transformar infinitamente essa tela em branca é uma proposição custosa.

Cortesia de REX
Cortesia de REX
Cortesia de REX

O resultado não é liberdade, mas a prisão dentro de uma caixa de vidro. Ao abraçar uma nova definição de flexibilidade da galeria, o Museu do Século XX (O Museu) evita esta armadilha. O Museu oferece flexibilidade total - sem aumentar os custos operacionais - fornecendo ferramentas embutidas, não uma tabula rasa. É uma folha com a qual ou contra a qual os curadores podem operar.

OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie - Mais Imagens+ 43

Veja mais sobre esse projeto aqui.

Notícia via OMA, Staab Architekten, Aires Mateus e Associados, REX.

Sobre este autor
Cita: AAA. "OMA, Aires Mateus e Staab Architekten divulgam as propostas que receberam menção honrosa para o concurso do novo edifício da Neue Galerie" [OMA, Aires Mateus + Staab Architekten Unveil Honorable Mention Proposals for New Neue Galerie Competition] 16 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799493/oma-aires-mateus-e-staab-architekten-divulgam-as-propostas-que-receberam-mencao-honrosa-para-o-concurso-do-novo-edificio-da-neue-galerie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.