BIG vence o 2016 International Highrise Award com o VIA 57 West

O VIA 57 West, do BIG, foi escolhido unanimemente como o vencedor do 2016 International Highrise Award (IHA) como o arranha-céu mais inovador do mundo.

Como um dos prêmios arquitetônicos mais importantes do mundo para edifícios altos, ele é apresentado pelo Deutsches Architekturmuseum (DAM) a cada dois anos e entregue ao projeto que melhor exemplifica os critérios de projetos orientados para o futuro, funcionalidade, tecnologia de construção inovadora, integração em esquemas de desenvolvimento urbano, sustentabilidade e eficiência de custo.

BIG vence o 2016 International Highrise Award com o VIA 57 West  - Mais Imagens+ 7

© Kirsten Bucher

Descrito pelo DAM como uma "grandiosa construção escultural [representando] uma experiência variada e sensual de todas as perspectivas", o projeto vencedor foi selecionado entre mais de 1500 edifícios em todo o mundo nos últimos dois anos, número que foi reduzido a 30 edifícios nomeados e, mais tarde, uma lista com apenas 5.

"É uma grande honra que o VIA 57 West receba o International Highrise Award 2016", disse o fundador do BIG, Bjarke Ingels. "É um novo tipo de edifício que combina as qualidades comuns de um pátio europeu com a densidade e vistas de um arranha-céu. Vejo este prêmio como um convite para nós e outros a pensarem de forma diferente sobre como queremos habitar nossas cidades futuras "

© Kirsten Bucher

Descrição do Projeto via DAM

No oeste o lote é separado do rio Hudson por uma rodovia de várias pistas, ao norte está uma estação de energia histórica, no sul há os ruídos e o cheiro do centro recém-construído de triagem de resíduos, enquanto uma torre convencional, de 130 metros de altura, se ergue no leste, cuja vista para o rio Hudson não poderia ser obstruída - essas foram as condicionantes pouco atraente no distrito extremamente diversificado de "Hell's Kitchen".

© Kirsten Bucher
© Kirsten Bucher

Os arquitetos responderam a isso com o conceito inovador de um "edifício pátio". O híbrido de um arranha-céu americano e um empreendimento perimetral europeu, que se afasta do edifício para o nordeste e é orientado a um pátio interior verde. As varandas integradas na superfície da cobertura proporcionam vistas protegidas do Rio Hudson no Oeste. Quase todos os 709 apartamentos desfrutam de uma vista do rio e do pôr do sol, o que teria sido geometricamente impossível para um desenvolvimento normal perimetral. Este protótipo escultórico, portanto, oferece um oásis tranquilo e protegido dentro da cidade barulhenta, sem ser fechado em si. BIG Architects criaram grandes inovações com este edifício.

© Kirsten Bucher
© Kirsten Bucher

"Basicamente, este projeto é um marco importante para habitação, e não apenas no mercado residencial extremo de Nova York", disse o diretor do DAM e membro do júri, Peter Cachola Schmal.

"Isso não só traz uma nova tipologia excitante, um híbrido de um arranha-céu e um desenvolvimento de perímetro, mas também mostra como os impulsos dos atuais movimentos europeus, grupos de construção e cooperativas podem ser aplicados em áreas residenciais bastante diferentes. O habitante metropolitano que reside sozinho não está mais só, mas encontra o contato social necessário com companheiros dentro do mesmo bloco. "

© Kirsten Bucher
© Kirsten Bucher

O Júri também concedeu um reconhecimento especial à Câmara de Desenvolvimento e Habitação de Cingapura por sua "liderança exemplar como agência pública realizando projetos inovadores de construções habitacionais sustentáveis".

© Kirsten Bucher
© Kirsten Bucher

Dirigido por Stefano Boeri, vencedor do IHA em 2014, o júri da competição também contou com Lamia Messari-Becker (engenheira civil, professora da Universidade de Siegen), Ole Scheeren (arquiteto, Buro-OS, Pequim / Berlim), Brigitte Shim , Shim-Sutcliffe Architects, Toronto), Horst R. Muth (Diretor de Gerenciamento de Projetos da Deka Immobilien GmbH, Frankfurt / Main), Peter Cachola Schmal (Diretor do Deutsches Architekturmuseum, Frankfurt / Main), Thomas Schmengler (CEO da Deka Immobilien GmbH) , Frankfurt / Main) e Felix Semmelroth (Antigo Prefeito Adjunto responsável pela Cultura e Ciência pela Cidade de Frankfurt / Main). Os membros substitutos do Júri foram: Claudia Meixner (arquiteta, MEIXNER SCHLÜTER WENDT Architekten, Frankfurt am Main) e Holger Techen (engenheiro civil, imagine structure,, Frankfurt am Main).

Os 30 projetos indicados, intitulada "Best Highrises 2016/17 - International Highrise Award 2016", serão expostos no Deutsches Architekturmuseum em Frankfurt de 4 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017.

Notícia via DAM.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "BIG vence o 2016 International Highrise Award com o VIA 57 West " [BIG’s VIA 57 West Wins the 2016 International Highrise Award ] 03 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798634/big-vence-o-2016-international-highrise-award-com-o-via-57-west> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.