O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes

Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes

Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes
Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes , © Arup
© Arup

"Cities Alive: Towards a walking world" é uma das mais recentes publicações da companhia de desenho, engenharia e planejamento urbano Arup, na qual é aprofundada a discussão do papel das caminhadas no desenvolvimento das cidades. 

Embora algumas cidades deem preferência para os deslocamentos a pé no momento de projetar espaços públicos, existem outras que ainda têm um longo caminho a percorrer nesse sentido, começando pela adoção de um paradigma de mobilidade que priorize os meios de transporte sustentáveis (caminhadas, bicicleta e transporte coletivo). 

O presente estudo da firma londrina começa identificando algumas ações que foram implementadas em 80 cidades tão diversas como Los Angeles (EUA), onde apenas 4% dos deslocamentos diários são realizados a pé, e Istambul (Turquia), onde este mesmo índice passa a 48%. 

Entre as ações que implementadas pelas cidades, o estudo reconhece 50, sendo algumas temporárias outras permanentes. Por exemplo, no primeiro grupo se encontram os parklets e o fechamento das ruas aos carros, como acontece aos domingos na Avenida Paulista, em São Paulo. 

Entre as ações permanentes, destacam-se as melhorias nas conexões peatonais nas calçadas, a implementação de políticas de Visão Zero, que pretendem reduzir a zero as fatalidades no trânsito, a criação de ruas compartilhadas e a pedestrianização completa de algumas vias. 

Em seguida, o estudo passa a uma segunda fase, onde estas ações são classificadas em cinco áreas de ação: Visão e Estratégia; Segurança e Eficiência do Sistema de Transporte; Entorno Habitável; Sentido de lugar e Comunidades; e Cidade Inteligente e Responsiva. 

Por sua vez, essas áreas se estruturam em benefícios que acabam influenciando positivamente as cidades em termos econômicos, ambientais, sociais e políticos. 

Assim, o objetivo da publicação não é afirmar que algumas ações tornam, indiscutivelmente, as cidades melhores para se viver, mas mostrar para os mais céticos que as cidades caminháveis afetam positivamente e de diferentes formas a população e a paisagem urbana. 

Como exemplo, o diagrama a seguir mostra a relação, em 34 diferentes cidades, entre a quantidade de deslocamentos a pé e em automóvel e as taxas de acidentes. Claramente se vê que as cidades caminháveis são mais seguras para seus habitantes. 

© Arup
© Arup

Baixe o relatório completo da Arup aqui

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes " [Los beneficios de promover las caminatas en diferentes dimensiones de la ciudad] 28 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796025/os-beneficios-das-cidades-caminhaveis-para-seus-habitantes> ISSN 0719-8906