Paris planeja inaugurar espaços públicos em linha de trem abandonada

A linha ferroviária Petite Ceinture foi inaugurada em 1852 para o transporte de carga e passageiros. Percorrendo 32 quilômetros e cruzando nove arrondissements da cidade, seu apogeu durou mais de oito décadas. 

No entanto, na primeira metade do século XX, o número de passageiros da linha caiu devido à ascensão do automóvel, fazendo com que em 1934 a linha deixasse de realizar esse tipo de serviço. O caminho continuou sendo usado apenas para cargas até os anos 1980, quando, finalmente, os trens deixaram de circular por ela. 

Petite Ceinture. Imagem © Prefeitura de París

Apesar de terem se passado quatro décadas desde sua desativação, os habitantes reconhecem o potencial de recuperar este espaço como um parque público, assim como ocorreu na Plantée Promenade.

A transformação da linha se tornou viável quando, em 2008, foi aberto um trecho peatonal de 1,5km, apoiado pela Associação para a Preservação da Petite Ceinture, uma organização cidadã que buscava recuperar a linha férrea.

Frente a esta demanda comunitária, a Prefeitura de Paris se uniu à Sociedade Nacional de Ferrovias Francesas (SNFC) e, em 2015, lançou um plano de recuperação da Petite Ceinture, buscando avançar na transformação desta antiga linha ferroviária em um espaço útil.

© Ayuntamiento de París

A iniciativa visa recuperar 23km, que atualmente estão em desuso, com base em quatro princípios: natureza, patrimônio, agricultura urbana e atividade econômica. Além disso, foi aberto um programa de oficinas que convida os cidadãos a conhecerem o lugar e fazerem parte como voluntários de jardinagem. 

Com isso em mente, foram definidos quatro trechos que seriam primeiramente recuperados: os distritos 12 (“Bel-Air Finca”), 14 (“Rue Didot”), 19 (“Rue Petit”) e 20 (“Rue de la Mare”); cada um deles servirá como nova estação de uso público.

Distrito 12, Petite Ceinture. Imagem © Jean Pierre Viguié / Prefeitura de París

Em cada um deles serão desenvolvidas iniciativas diferentes. Por exemplo, no distrito 12, a ideia é construir um jardim acolhedor que permita construir um novo espaços público para os habitantes. No distrito 14, busca-se conservar a biodiversidade do lugar, quase sem intervenções, enquanto que o distrito 19 será destinado a cursos, intervenções urbanas e oficinas organizadas pelos habitantes. 

Distrito 14, Petite Ceinture. Imagem © Jean Pierre Viguié / Prefeitura de París

Finalmente, para o distrito 20 ainda não existem projetos definidos, porém, a equipe de arquitetos, paisagistas, organizações comunitárias e voluntários pretende definir em breve as propostas para esse trecho.

Distrito 19, Petite Ceinture. Imagem © Jean Pierre Viguié / Prefeitura de París

De acordo com a Prefeitura de Paris, os trechos serão inaugurados em etapas durante 2017, ao mesmo tempo em que serão pensadas propostas para outros cinco trechos.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Paris planeja inaugurar espaços públicos em linha de trem abandonada" [En 2017 París abrirá espacios públicos en una línea de trenes abandonada con proyectos ciudadanos] 25 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795729/paris-planeja-inaugurar-espacos-publicos-em-linha-de-trem-abandonada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.