Anunciados os vencedores do concurso latino-americano "Pensar la vivienda, vivir la ciudad"

O concurso latino-americano para estudantes de arquitetura "Pensar la vivienda, vivir la ciudad" concedeu o primeiro lugar à equipe composta por Soledad Patiño, Betina Garelli e Agostina Zampieri (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina), que propuseram Conexión HDMI (Habitat, Densidade, Fusão, Infraestrutura), uma série de estratégias para a "reconstrução da saúde ecológica" dessa região de Córdoba (Argentina).

O concurso é organizado pela Faculdade de Arquitetura, de Urbanismo e Desenho (FAUD) da Universidade Nacional de Córdoba e promovido pela ONU-Habitat ROLAC. O júri destacou a complexidade do concurso ao abordar problemáticas "frequentes nas cidades latino-americanas" e sua capacidade de oferecer "uma possível convivência entre a residência e sua densidade necessária, com a escala territorial e as infraestruturas viáveis".

Anunciados os vencedores do concurso latino-americano Pensar la vivienda, vivir la ciudad - Mais Imagens+ 9

Primeiro lugar / código E0720
Argentina

Primeiro lugar / código E0720. Cortesia dos organizadores

Coordenadora da equipe: Soledad Patiño
Disciplina: Arquitetura 5B, de Diego Sabattini (2015)
Instituição: Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)

A decisão inicial deste projeto (a escolha da área de trabalho) consiste já em uma estratégia altamente estimulante. Uma área da margem de terrenos de baixo valor e alto potencial, mas ambientalmente degradada e desconectada do tecido formal, vizinha aos traçados viáveis e à definição da periferia, uma síntese de características frequentes nas cidades latino-americanas. Desta maneira, o projeto em toda sua complexidade, foi considerado exemplar em seu modo de enfrentar estas situações.

A proposta contempla a possível convivência entre a residência e sua densidade necessária com a escala territorial e as infraestruturas viáveis. Para isto se propõe reestruturar a área inundável e, mediante o tratamento das águas, construir lagos e regadios para os novos campos de produção e estacionamento. Estes últimos ficam conectados diretamente com a área residencial como resultado de elevar o traçado da rua e assim cobiçar áreas de serviço de grande dimensão.

Primeiro lugar / código E0720. Cortesia dos organizadores

Segundo lugar / código E0802
Argentina

Segundo lugar / código E0802. Cortesia dos organizadores

Coordenador da equipe: Beker Cora
Disciplina: Arquitetura 6A, de Fiorito Marcelo (2015)
Instituição: Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)

O trabalho parte de duas considerações necessárias: a necessidade contemporânea de repensar o uso e a densidade da quadra numa área de alto valor patrimonial e, por outro lado, promover uma alternativa ante uma futura troca de cenário social e econômico que evite os prejuízos já conhecidos, resultantes de processos de gentrificação e trocas aceleradas.

Frente a este desafio, a proposta se mostra inovadora na manipulação dos recursos, particularmente o desenho de novos tipos e espaços intermediários que se apoiam na pertinência do resto das decisões: uso do espaço, aproveitamento social, tecnologia e parâmetros ambientais.

Segundo lugar / código E0802. Cortesia dos organizadores

Terceiro lugar / código E0269
Argentina

Terceiro lugar / código E0269. Cortesia dos organizadores

Coordenadora da equipe: Luciana Sofia Bella
Disciplina: Arquitetura 5A, de Romina Rossetti (2015)
Instituição: Universidade Nacional de Cordoba - FAUDI (Argentina)

Este projeto propõe uma releitura do tecido tradicional, com seus antecedentes de densificação primária na configuração de passagens e citadelas, podendo ser interpretado também como uma revisão do habitat popular autoproduzido ao qual se incorporam premissas de ordenamento e sistematicidade projetual. A busca de máxima densidade unida à baixa altura, estabelece um modelo de tecido replicável, ajustado ao traço que toma como objeto de reestruturação.

Terceiro lugar / código E0269. Cortesia dos organizadores

Quarto lugar / código E0716
Uruguai

Quarto lugar / código E0716. Cortesia dos organizadores

Coordenador da equipe: Carlos María Rey Dellepiane
Disciplina: Anteprojeto III Parte B Taller Scheps, de Marcelo Gualano (2012)
Instituição: Faculdade de Arquitetura da UdelaR (Uruguai)

A escolha de uma quadra do tecido da orla da baia de Montevideo, de frente para a área portuária, estabelece uma estratégia de inserção exemplar capaz de ser replicada como normativa morfológica genérica nesta particular frente costeira. O projeto se propõe como referência inicial numa estratégia de reestruturação geral da área.

As duas escalas solicitadas em sua inserção, uma de bairro, imediata, de baixo gabarito e fachada contínua; junto a outra, urbana, de extensos panoramas e volumes alternados definindo um novo perfil, se conjugam em um edifício complexo. Pode-se assim responder ao entorno próximo a tempo de gerar uma imagem distintiva na paisagem.

Terceiro lugar / código E0269. Cortesia dos organizadores

Quinto lugar / código E0564
Argentina

Quinto lugar / código E0564. Cortesia dos organizadores

Coordenadora da equipe: Luciana Bottegal
Disciplina: Arquitetura 6D, de Agustín Berzero (2016).
Instituição: Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)

O projeto estabelece uma estratégia de reestruturação e densificação de antigas naves industriais ressignificando seu valor patrimonial. Esta estratégia é especialmente pertinente em nossos contextos de onde geralmente há grandes áreas de tecido industrial abandonado ou subutilizado que podem suceder em catalizadores de reestruturação urbana. Das diversas estruturas preexistentes se aproveitam suas qualidades espaciais, destinando as grandes luzes ao programa comunitário e as seriadas à subdivisão em unidades de vivência e trabalho.

O programa transcende as soluções repetitivas, gerando diversidade de apropriações em subestruturas ajustadas. A recuperação do patrimônio se associa aqui à apropriação em novos usos. A vizinhança do conjunto Kronfuss, velho exemplo regional de tecidos de baixo gabarito e alta densidade, poderia ter enriquecido a proposta, associando-o junto a outros recortes do entorno no desenvolvimento de sua escala urbana.

Quinto lugar / código E0564. Cortesia dos organizadores

Saiba mais sobre o concurso aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Anunciados os vencedores do concurso latino-americano "Pensar la vivienda, vivir la ciudad"" [Conoce a los ganadores del concurso latinoamericano 'Pensar la vivienda, vivir la ciudad'] 27 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794101/anunciados-os-vencedores-do-concurso-latino-americano-pensar-la-vivienda-vivir-la-ciudad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.