O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter

Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter

Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter
Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter, © Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que compartilhem conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus edifícios.

Instalada no ano passado, a Torre Salling é um notável marco escultural à Aarhus Docklands na Dinamarca. No seu interior, sua forma simples e equilibrada proporciona várias maneiras de observar o porto e a cidade - no entanto, os arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter queriam que, a vista externa da torre tivesse uma aparência abstrata, referenciando temas náuticos com a sua forma da vela e de escotilhas como aberturas enquanto obscurece o processo de sua própria construção. Para que isso fosse possível, a empresa criou uma estrutura composta inteiramente por uma única peça de aço que pousa sobre sua estrutura de fundação. Nesta entrevista, o arquiteto do projeto, Noel Wibrand, nos contou detalhes sobre como a escolha do material aplicado no projeto contribuiu para seu processo de construção.

© Torben Eskerod © Torben Eskerod © Torben Eskerod © Torben Eskerod + 8

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Quais foram os principais materiais utilizados no projeto?

A torre de observação consiste inteiramente de uma estrutura de aço cuja espessura das folhas varia de 20 a 30 centímetros. A construção é fundida em uma peça única, que foi montada sob uma fundação de concreto em uma estrutura em balanço. Todas as peças de aço foram pintas com tinta branca usada  pela indústria naval.

Os desenhos do projeto mostram como as placas de aço foram soldadas em uma única peça.
Os desenhos do projeto mostram como as placas de aço foram soldadas em uma única peça.

Em termos de materiais, quais foram suas maiores fontes de inspiração e influências quando pesquisavam sobre qual material o projeto seria construído?

A torre de observação é conceituada como uma enorme estrutura de origami, e, dessa forma, para concebê-la um pedaço de papel dobrado foi utilizado como exemplo dos critérios que seriam utilizados durante a delicada fase de detalhamento do projeto. 

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Descreva como os materiais escolhidos levaram em conta a concepção do projeto.

O desafio deste projeto foi a manutenção da ideia original assim como a sensação abstrata de seu design. Os detalhes do projeto trataram-se muito mais de uma busca pela redução e simplificação deste detalhamento.

Uma grande parte dos recursos do projeto foi investida nos cálculos de cargas e estabilidade da torre, devido às suas muitas faces inclinadas que exigiam muito conhecimento técnico e habilidade com softwares de simulações e cálculos. Para colaborar com esse assunto, Søren Jensen Engenheiros forneceu sua profunda expertise profissional.

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Quais foram as vantagens que esse material ofereceu para a construção do projeto?

A vantagem de utilizar um material homogêneo, e de não ter nenhuma concavidade climática ou requisitos é que você pode, de fato, obter uma estrutura simples e leve. As perfurações na torre também ajudam a reduzir a carga dos ventos e criar uma redução de 20% no material, além  da liberdade em posicionar aberturas em direção a todas às vistas da cidade. A torre, por si só, pesa aproximadamente 85 toneladas.   

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Quais foram os desafios enfrentados devido à escolha do material?

Outro desafio no projeto foi o de conectar o espaço muito pequeno da área coberta da torre com as fundações. Embora o porto antigo venha sendo utilizado apenas para a carga e descarga de embarcações, a documentação destina à esta construção específica requereu investigações meticulosas.

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Vocês consideraram aplicar quaisquer outros materiais possíveis para o projeto e, em caso afirmativo, como essa decisão teria mudado o projeto?

Anteriormente nós consideramos uma construção mais leve, com folhas metálicas em uma estrutura nervurada. Essa alternativa teria sido além de muito mais leve, muito mais fácil de calcular e também de construir no local, no entanto, o desenho resultante seria também muito menos elegante, assim como o processo de montagem seria menos extraordinário. Uma das funções da torre era a criação de um novo marco que chamasse a atenção para o desenvolvimento do porto de Aarhus, dessa maneira, julgou-se mais conveniente a construção da segunda opção.

Salling Tower / Dorte Mandrup Arkitekter

Cita: AD Editorial Team. "Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter" [Material Focus: Salling Tower by Dorte Mandrup Arkitekter] 26 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Migliani, Audrey) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793447/material-em-foco-torre-salling-pelos-arquitetos-do-dorte-mandrup-arkitekter> ISSN 0719-8906