Vídeo: Andaimes de bambu na construção de arranha-céus em Hong Kong

© ahmcdowall, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

No final do século XX a área urbana de Hong Kong cresceu até se tornar um dos lugares mais densos e verticais do planeta, com o maior número de edifícios com mais de 152,4 metros de altura no mundo. No entanto, ao invés de utilizar as estruturas de alumínio ou de aço como as que são utilizadas na construção de andaimes na Europa e no Hemisfério Oeste, a maioria dos arranha-céus construídos em Hong Kong (assim como em boa parte da Ásia) utiliza um sistema de andaimes construído com bambu.

Para criar as estruturas, a equipe de obra amarra o bambu com braçadeiras plásticas. A equipe também usa a estrutura de bambu como patamares para escalar o edifício. Apesar de algumas restrições de segurança, as equipes são capazes de construir até 305 metros quadrados de andaimes de bambu por dia.

Confira a série de GIFs e imagens que mostram como a estrutura funciona. E se você estiver interessado em conhecer mais sobre materiais construtivos, conheça nosso Catálogo de Produtos.

Aplicação dos braçadeiras de plástico para amarrar as varas de bambu:

Escalando o andaime:

Erguendo os bambus através de gruas:

As peças com diâmetro maior são utilizadas para resistir aos esforços cruzados:

© biwook, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0
© stevemarvell, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

Veja o vídeo completo de como o sistema funciona, aqui.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Vídeo: Andaimes de bambu na construção de arranha-céus em Hong Kong" [Watch How Bamboo Scaffolding Was Used to Build Hong Kong's Skyscrapers] 19 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Migliani, Audrey) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793440/video-andaimes-de-bambu-na-construcao-de-arranha-ceus-em-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.