O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sistema de controle wireless para luminárias de cidades inteligentes

Sistema de controle wireless para luminárias de cidades inteligentes

Sistema de controle wireless para luminárias de cidades inteligentes
Sistema de controle wireless para luminárias de cidades inteligentes, Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

Desenvolvido por Current, e powered by GE, LightGrid™, trata-se de um sistema de controle exterior wireless para iluminar ruas, avenidas e estradas. A tecnologia interna do sistema permite sua utilização de forma remota e a supervisão de todas as luminárias é feita através de um sistema de gestão central controlado pela rede, possibilitando a medição do consumo de energia utilizada e, assim, consequentemente, o pagamento é feito exclusivamente pelo o que é consumido.

Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

O sistema foi projetado para municípios e departamentos de transporte, permitindo:

  • Pagar somente pelo que se consome, através da medição do consumo de energia por poste, com exatidão.
  • Saber sempre a localização exata dos controladores e luminárias, através de um chip de GPS incorporado no "nó" de sua rede de comunicação.
  • Reduzir o tempo em que as luzes acendem, já que o nó se conecta à rede automaticamente e obtém a localização em poucos minutos.
  • Controlar somente uma peça. Não precisa de componentes eletrônicos especiais na luminária. O nó simplesmente se conecta à tomada externa, de maneira que é possível acrescentar novas peças facilmente a qualquer momento. 
  • Funcionar com os horários programados em caso de interrupção da rede.

Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

Entrevistamos Jeremias Aryan, Gerente de Negócios - Espaços Inteligentes da GE, para conhecer mais detalhes do sistema e suas possibilidades de aplicação em nossas cidades. 

Considerando referência casos reais nos quais foram aplicados o sistema, por exemplo, o AUSA, Autopistas Urbanas na Argentina, como consideraram a aplicação deste sistema? Quais são os seus benefícios diretos para a comunidade e seus habitantes/usuários?

Desde o início do projeto, a equipe de Current, powered by GE, junto ao cliente, fez um planejamento visando as vantagens de utilizar um sistema de telegestão para todas as rodovias.

Do ponto de vista econômico, a utilização do sistema de telegestão LightGrid™ permite a AUSA controlar os horários para acender e apagar as luminárias em tempo real e também remotamente, além de controlar a intensidade da luz em horários específicos, de acordo com o tráfico na rodovia, evitando os altos custos de energia. Além disso, a longa vida útil do LED reduz substancialmente os custos de manutenção e trocas de luminárias. 

Embora ainda não tenha decorrido tempo suficiente de operação ao ponto de processarmos resultados conclusivos, as primeiras estimativas com os registros preliminares nos indicam que a economia de energia esperada estima-se que estará entre 50% e 55%.

Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

Quanto tempo é gasto com a instalação e ativação do sistema em uma área que conta com um sistema elétrico tradicional? E qual a vida útil do sistema e suas necessidades de manutenção?

As luminárias LED têm o mesmo tipo de instalação que as luminárias convencionais. Dependendo da equipe de instalação, estima-se um período entre uma e duas horas por poste. Assim, desde que o hardware solicitado esteja energizado, o sistema demora aproximadamente 2 horas para se configurar, ainda que este lapso possa variar dependendo de cada configuração.

Uma das grandes vantagens do sistema LightGrid™ é que seus componentes, nós e gateways são auto-geoposicionáveis, o que permite que a configuração e o posicionamento dos componentes seja automático e que não necessite de nenhum trabalho adicional, o que aumentaria os custos de instalação.

As luminárias com sistema de telegestão pode alcançar uma vida útil de 100.000 horas. Considerando um uso médio de 11 horas por dia, o que implica que o produto permaneça livre de manutenção por mais de 20 anos, tempo muito diferente do necessário para as lâmpadas de vapor de sódio tradicionais que devem ser substituídas a cada 4 anos.

Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

Foi estimado o quanto poderia ser reduzido o gasto energético de uma cidade se todas as suas luminárias funcionassem de um modo wireless? Existem casos reais nos quais uma grande porcentagem de uma cidade utiliza esse sistema?

Cada cidade apresenta um desafio diferente, e é por isso que o planejamento e a escolha pelas melhores tecnologias é um ponto crucial para o desempenho de uma instalação como um todo. Contudo, pode-se dizer que em média a substituição tecnológica de uma iluminação tradicional por um sistema LED gera uma economia energética que pode ser superior a 50%, ainda que exista a possibilidade deste número variar dependendo da tecnologia tradicional que esteja sendo substituída. 

Na Argentina, a GE instalou mais de 5.000 pontos de luz com essa tecnologia. Todas as estradas interurbanas possuem luminárias GE com o sistema de telegestão LightGrid™.

Cortesia de GE Lighting
Cortesia de GE Lighting

Foi comprovado o uso desse sistema no interior de estabelecimentos educacionais ou em outros edifícios públicos?", "Ou em caso de edifícios de escala menor como habitação unifamilar ou edifícios de departamentos?

Assim como este sistema foi desenvolvido para as necessidades da iluminação pública, a GE também oferece um sistema específico destinado à otimizar a iluminação de interiores. Neste caso, a substituição da iluminação tradicional de LED é complementada pela instalação de sensores de presença e de iluminância, que permitem otimizar o uso da energia e iluminar somente quando for necessário e, ainda, com a intensidade necessária.

A GE  instalou este sistema em várias lojas de uma grande rede de supermercados na América Latina, onde a substituição pelo LED junto à instalação de sensores resultaram em uma economia energética entre 50 e 65%. Além disso, essa porcentagem não inclui a economia com manutenção obtida com a vida útil prolongada das luminárias LED de GE que, como dissemos anteriormente, é de 100.000 horas, o que possibilita uma economia de 3 a 6 vezes maior do que as luminárias tradicionais, dependendo da tecnologia existente.

* Encontre outros produtos relacionados aqui.

Cita: Materials. "Sistema de controle wireless para luminárias de cidades inteligentes" [Sistema de control inalámbrico de luminarias para Ciudades Inteligentes] 10 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Migliani, Audrey) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792661/sistema-de-controle-wireless-para-luminarias-de-cidades-inteligentes> ISSN 0719-8906