O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Material em Foco: Casa Enseada por Arquitetura Nacional

Material em Foco: Casa Enseada por Arquitetura Nacional

Material em Foco: Casa Enseada por Arquitetura Nacional
Material em Foco: Casa Enseada por Arquitetura Nacional, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

O projeto da Casa da Enseada foi desenvolvido pelo escritório porto alegrense Arquitetura Nacional  em 2015 e conta com 317 m2 utilizando uma interessante composição volumétrica e de materialidade tradicional.Nós conversamos com a arquiteta Paula Otto, uma das sócias do escritório para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados no projeto e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista:

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 23

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

PO: Concreto, madeira, pedra (mármore) e vidro. Além desses, temos o uso de vegetação incorporada à fachada.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

PO: Essa combinação básica de concreto e madeira é bem clássica, uma vez que eles contrastam e se complementam - um mais frio e outro mais quente. O uso da vegetação na fachada é algo que complementa o projeto, sendo cada vez mais utilizado nas referências arquitetura contemporânea que respeitamos e que nos influenciam positivamente.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

PO: O projeto surge do resultado da composição de volumes puros. O objetivo era de que se lesse de forma bastante clara os 3 volumes distintos da casa - no andar inferior, temos o volume de madeira e o volume de vegetação. No andar superior, temos o volume de concreto. Para que as esquadrias não rompessem a uniformidade do volume de concreto no segundo pavimento, foram utilizados brises de mármore (em tom muito similar ao concreto) incorporados ao volume.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

PO: O concreto foi utilizado como elemento estrutural, sem outro tipo de revestimento. Neste caso, houve o cuidado com a paginação das fôrmas, visto que as marcações ficariam aparentes. Já a madeira (em formato de brises verticais) foi utilizada como elemento de controle de iluminação e privacidade, com aberturas tipo camarão. Desenvolvidos pelo escritório juntamente com o fornecedor, os brises tem um desenho que, quando fechados, configuram o volume do andar térreo. A madeira foi uma vantagem por essa flexibilidade de formato e manipulação. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

PO: Acredito que mais em relação ao desenvolvimento de detalhes específicos junto aos fornecedores. No caso da madeira, em relação ao desenvolvimentos dos brises e no caso das esquadrias de alumínio, a procura por um fornecedor que conseguisse desenvolver uma esquadria com mais de 3 trilhos. Mas o desafio maior foi o desenvolvimento do detalhe de fixação dos brises de mármore na fachada - ao todo, o escritório conversou com sete fornecedores diferentes até encontrar um que fizesse o detalhe correto e de acordo com o projeto.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? Caso afirmativo, como isso teria alterado o projeto?

PO: Não. Este projeto em especial nasceu muito parecido com o que foi executado, desde os primeiros croquis os materiais já estavam bem definidos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

PO: Acabamos por procurar fornecedores que atendam as nossas necessidades em relação aos materiais especificados e especialmente ao detalhamento necessário ao projeto. Tentamos criar uma rede de relações que vai acabar se repetindo em projetos futuros. Procuramos fornecedores dispostos a sair do lugar comum e desenvolver detalhes junto ao escritório, acreditamos que novas propostas são cruciais para a evolução também dos fornecedores. Estarem abertos a novos desafios são qualidades que valorizamos muito nos nossos parceiros. Os meios de encontrarmos esses fornecedores são em buscas pela internet e em feiras especializadas, mas especialmente em visitas a outras obras (onde podemos ver ao vivo os materiais) e através de indicações.

Casa Enseada / Arquitetura Nacional

Confira no link abaixo o projeto completo:

Cita: Equipe Editorial. "Material em Foco: Casa Enseada por Arquitetura Nacional" 20 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791696/material-focus-casa-enseada-por-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906