Antes/Depois: Mil imagens de transformações urbanas a favor da mobilidade sustentável

A remodelação realizada entre 2012 e 2015 na rua Morandé, próximo ao Palácio de La Moneda, em Santiago, não apenas gerou uma notória mudança visual, mas também permitiu melhorar a experiência das pessoas que passam diariamente pelo local, sobretudo os pedestres.

Esta situação só foi possível através da redução das três pistas dedicadas aos automóveis para apenas uma, a ampliação das calçadas e seu nivelamento com a via, além substituição das cercas que agiam como obstáculos por pilares de concreto, que definem os limites dos espaços. 

Todavia, este tipo de renovação não é algo novo. Com efeito, é cada vez mais comum que as cidades promovam este tipo de projeto urbano, dedicando mais espaços para os pedestres e ciclistas e promovendo meios de transporte mais sustentáveis. 

O grupo brasileiro Urb-i vem se dedicando a compilar as transformações urbanas realizadas ao redor do mundo através de seu projeto Antes/Depois, sobre o qual publicamos uma matéria há alguns meses.

O projeto consiste em mostrar fotografias comparativas de avenidas ou ruas antes de sofrerem intervenções e o resultado após as transformações, permitindo identificar com clareza quais as modificações realizadas. 

Quando escrevemos a matéria anterior, a galeria de fotos do projeto, que é colaborativa, tinha 300 imagens. No entanto, recentemente a galeria alcançou a marca de mil imagens, que podem ser classificadas por lugar (país ou cidade), tipo de intervenção (permanente ou temporária) ou tema (espaços compartilhados, infraestrutura cicloviária, parklets, rótulas, túneis, VLT etc.)

A seguir, apresentamos uma seleção de imagens do projeto.

Paseo Aillavilú, Santiago. Imagem © Urb-i
Paseo Aillavilú, Santiago. Imagem © Urb-i
Calle Rosario Norte, Santiago. Imagem © Urb-i
Calle Rosas, Santiago. Imagem © Urb-i
Adolfo Alsina, Buenos Aires. Imagem © Urb-i
Adolfo Alsina, Buenos Aires. Imagem © Urb-i
Av. Rio Branco, Recife. v © Urb-i
Avenida Paulista, São Paulo. Imagem © Urb-i
Avenida Juárez, Cidade do México. Imagem © Urb-i
Dr. Mora, Cidade do México. Imagem © Urb-i
Avenida Paraná, Belo Horizonte. Imagem © Urb-i
Ferenciek Tere, Budapeste, Hungria. Imagem © Urb-i
Fort Street, Auckland, Nova Zelândia. Imagem © Urb-i
Rue Frezier, Chambery, França. Imagem © Urb-i
Smedjegatad, Malmö, Suécia. Imagem © Urb-i
uwon cheon, Suwon, Corea do Sul. Imagem © Urb-i
Unio St., Sidney, Austrália. Imagem © Urb-i
Wickenden St., Providence, Estados Unidos. Imagem © Urb-i

Clique aqui para acessar a galeria completa de imagens

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Antes/Depois: Mil imagens de transformações urbanas a favor da mobilidade sustentável " [Antes/Después: 1.000 imágenes de rediseños urbanos en el mundo a favor de la movilidad sustentable] 01 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786530/antes-depois-mil-imagens-de-transformacoes-urbanas-a-favor-da-mobilidade-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.