Parque flutuante será construído com resíduos plásticos em Roterdã

O plástico é o material mais presente na contaminação de rios e oceanos de todo o mundo, alcançando a alarmante proporção de 90% de todo os dejetos nas águas poluídas, de acordo com um estudo publicado pela revista Science.

Em relação a isso, são várias as iniciativas que vêm sendo promovidas por cidades de todo o mundo para tentar solucionar este problema. 

Em escala internacional, destaca-se Vancouver, no Canadá, que optou por pavimentar suas ruas com uma mescla de asfalto e plástico reciclado proveniente de garrafas, embalagens e sacolas. Outro exemplo é o Banco de Plástico, presente em vários países, que oferece às populações menos abastadas a oportunidade de trocar resíduos plásticos por produtos básicos.

Em Roterdã existe um projeto em avaliação que consiste em aproveitar estes dejetos para construir ruas com plástico. Além disso, nesta cidade está também em andamento um outro projeto que visa construir um protótipo de um parque de reciclagem de 150 metros quadrados.

© Recycled Park

A ideia, impulsionada pela Fundação Recycled Island e pelo escritório de arquitetura Whim, deverá ser implementada no rio Nieuwe Maas, que passa pela cidade, para evitar que os dejetos plásticos do rio cheguem ao mar.

Para isto, com a ajuda de organizações privadas, foi instalado um sistema de de coleta na foz do rio. Este material foi, então, enviado a um grupo de estudantes da Universidade de Roterdã, que se encarregou de criar blocos flutuantes feitos inteiramente com plástico reciclado sobre os quais é possível plantar árvores e arbustos. 

Paralelamente, foram realizadas medições para definir com precisão qual o melhor ponto do rio para a implementação da plataforma flutuante. 

© Recycled Park

A iniciativa foi apresentada ao município de Roterdã e recebeu seu apoio para construir o primeiro protótipo. Para isto, a organização lançou uma campanha de financiamento coletivo que pede a colaboração dos interessados em ajudar a construir a primeira estrutura na baía de Rijnhaven.

© Recycled Park

De acordo com o memorial do projeto, a ideia nasceu como uma forma de abordar uma problemática local que também afeta outras cidades do mundo, com uma proposta que poderia ser replicada nelas. 

Parque flutuante será construído com resíduos plásticos em Roterdã - Mais Imagens+ 4

Para mais informações, acesse a página oficial do projeto.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Parque flutuante será construído com resíduos plásticos em Roterdã" [En Rotterdam construirán un parque flotante con el plástico que contamina el río Nuevo Mosa] 18 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783512/parque-flutuante-sera-construido-com-residuos-plasticos-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.