Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA

Durante grande parte do século XX, Detroit foi considerada a capital do automóvel nos EUA, local onde se estabeleceram grandes marcas como Ford e General Motors.

No entanto, o século XXI está sendo um tempo de mudanças de paradigmas na cidade; a cultura do automóvel está dando lugar ao desenvolvimento de uma cultura cicloviária. 

Com efeito, esta mudança fez com que Detroit se convertesse na cidade norte-americana com o crescimento mais acelerado em relação aos deslocamentos de bicicleta, alcançando a cifra de 403,2% entre os anos 2000 e 2014, segundo um estudo da Liga de Ciclistas Americanos, uma ONG que promove o ciclismos urbano e a construção de infraestruturas cicloviárias mais seguras.

O número, bastante encorajador para qualquer cidade que promove o uso da bicicleta, reflete os esforços das autoridades de Detroit em impulsionar a mobilidade sustentável, um estilo de vida mais saudável e um modo econômico de transporte urbano para seus habitantes, dos quais 20% vivem abaixo da linha de pobreza.

Com este despontar do transporte sobre duas rodas, os pesquisadores identificaram dois fatores determinantes para que a cidade se destacasse a nível nacional. O primeiro corresponde aos 272 km de ciclovias construídos nos últimos nove anos.

O segundo está ligado à familiarização dos habitantes da cidade com este meio de transporte através da iniciativa Slow Roll, similar às bicicletadas que acontecem à noite em algumas cidades brasileiras.

Esta inciativa convida ciclistas de todas as idades a se reunirem nas segundas-feiras à noite em algum ponto da cidade para pedalarem juntos por uma rota única. Desde que foi implementada em 2010, a iniciativa tem sido bem recebida e já chegou a reunir mais de 4 mil ciclistas para um passeio.

Faça o download da pesquisa realizada pela Liga de Ciclistas Americanos aqui.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA" [Cómo Detroit pasó de ser la capital automotriz de EE.UU. a la ciudad con más viajes en bicicleta] 26 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780941/como-detroit-passou-de-capital-do-automovel-a-cidade-que-mais-usa-a-bicicleta-nos-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.