O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli

Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli

Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli
Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli, Mapa de nullahs em Deli. Cortesia de Morphogenesis
Mapa de nullahs em Deli. Cortesia de Morphogenesis

A cidade de Deli sofre com um grande problema de transporte. As ruas são superlotadas e perigosas e com 1.100 novos veículos sendo colocados em circulação todos os dias, a cidade está sofrendo as consequências. Ano passado, Nova Deli foi eleita a cidade mais poluída do mundo pela Organização Mundial da Saúde, apresentando quase três vezes a poluição de Pequim. Os níveis de ruído em toda a cidade frequentemente excedem o limite estabelecido pelas autoridades e o tráfego pesado se reflete em maiores tempos de deslocamento e piores condições para os pedestres.

Ao mesmo tempo, o rio sobre o qual a cidade foi fundada, o Yamuna (um dos principais afluentes do Ganges), tem sido consistentemente poluído a ponto de ter se tornado nada mais que um canal de esgoto glorificado. Assentamentos ilegais sem sistema de esgoto poluem o rio diretamente e mesmo na rede de drenagem legal da cidade, 17 canais desembocam diretamente no Yamuna. Para uma cidade que já está sofrendo com a escassez de água, poluir sua principal fonte deste recurso é o mesmo que jogar sal na ferida. No entanto, uma proposta concebida pelo escritório local Morphogenesis Architects busca resolver todas estas questões através da revitalização do rio e seus canais, conhecidos como nullahs.

Nullahs renovados. Cortesia de Morphogenesis Renovação das áreas em torno do patrimônio cultural . Cortesia de Morphogenesis Passagens renovadas. Cortesia de Morphogenesis Nullahs renovados. Cortesia de Morphogenesis + 21

Nullahs existentes. Cortesia de Morphogenesis
Nullahs existentes. Cortesia de Morphogenesis
Nullahs renovados. Cortesia de Morphogenesis
Nullahs renovados. Cortesia de Morphogenesis

Para recuperar estes nullahs e melhorar a rede de transporte da cidade, o escritório sugere um processo em várias etapas. Primeiramente, eles sugerem que pare de ser realizado o desmate das margens do rio. O nullahs deveriam ser despoluídos e seus leitos reciclados. Para isso, o projeto prevê o plantio de sistemas naturais de filtragem, como, por exemplo, vegetação usada no tratamento de esgoto. Esta água filtrada reabastece o aquífero natural e, aos poucos, diminui o nível de poluição do Yamuna. 

Patrimônio cultural existente. Cortesia de Morphogenesis
Patrimônio cultural existente. Cortesia de Morphogenesis
Renovação das áreas em torno do patrimônio cultural . Cortesia de Morphogenesis
Renovação das áreas em torno do patrimônio cultural . Cortesia de Morphogenesis

O segundo passo do plano prevê pequenas intervenções espalhadas pela cidade para criar uma identidade contínua e sustentável para o tecido urbano. Para conectar estas intervenções e os vários nullahs, espaços intersticiais, como antigas passagens e rotas de serviço abandonadas, devem ser reapropriadas e resignificadas para servir como caminhos de pedestres e ciclistas. Esta rede deve ser integrada à infraestrutura de transporte existente, bem como a locais de valor social, cultural, natural e histórico da cidade.

Mapa de nullahs em Deli. Cortesia de Morphogenesis
Mapa de nullahs em Deli. Cortesia de Morphogenesis

Embora esta solução possa parecer uma sonho fora das capacidades econômicas da cidade, o Morphogenesis acredita que pode ser gasto menos que o atual plano para despoluir o rio. Enquanto o plano oficial consiste em duas fases que totalizam 68 bilhões de Rúpias (cerca de um bilhão de Dólares), o escritório acredita que seu projeto pode ser implementado com um investimento entre 7,5 e 10 bilhões de Rúpias.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli" [How Morphogenesis Plans to Revitalize Delhi by Rejuvenating its Polluted Waterways] 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779580/como-morphogenesis-planeja-recuperar-as-aguas-poluidas-de-deli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.