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  3. Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético

Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético

Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético
Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético , © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
© Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Embora o dogma-histórico do modernismo pareça um ajuste perfeito para o rompimento da União Soviética com suas tradições, a história arquitetônica da URSS foi um pouco mais complexa. O socialismo neoclássico de Stalin substituiu o apogeu do construtivismo na União Soviética, apenas para ser, por sua vez, substituído por um retorno ao modernismo sob a liderança de Khrushchev, facilitado por uma abertura ao Ocidente. Os fotógrafos de arquitetura Denis Esakov e Dmitry Vasilenko recentemente utilizaram um drone para capturar imagens de várias estruturas marcantes do retorno da era-Khrushchev ao modernismo, mostrando como estas vistas aéreas reforçam suas geometrias e formas racionais. Até o recente advento dos drones, agora disponíveis comercialmente, estas imagens foram vistas apenas por arquitetos e oficiais que estudavam as plantas. Mesmo assim, o fotógrafo observa que estas formas metódicas devem ter sido muito atraentes para os oficiais estaduais encarregados da realização estética de Khrushchev.

As fotografias, tiradas em Moscou e seus arredores, incluem obras de vários arquitetos soviéticos proeminentes. A longa carreira de Leonid Pavlov durou todo o espectro de estilos arquitetônicos patrocinados pelo Estado, começando como um construtivista, até projetos mais historicistas sob a liderança de Stalin, antes de emergir como um dos mais proeminentes modernistas do pós-guerra na União Soviética. Da mesma forma, o trabalho de Yuri Platonov recebeu grande reconhecimento do Estado, o que lhe valeu o título de "arquiteto do Povo da URSS", bem como prêmios: a Medalha de Prata da Academia de Artes da URSS, o Prêmio de Estado da URSS e o Prêmio Estatal da Rússia.

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko + 33

V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov, 1975-1987

V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

O Museu Lênin VI em Gorki, um dos últimos projetos de Pavlov, é notável pelo fato de ser um dos primeiros edifícios soviéticos a avançar em direção à uma estética pós-moderna. A partir do nível do solo, este museu, localizado na cidade onde Lenin passou os últimos anos de sua vida, é dominado por um pavilhão de entrada com colunatas. Mas de cima, a vista revela uma série de formas quadradas interligadas, pontuadas por uma única forma circular, escondida na parte de trás do edifício.

V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov, 1967-1977

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Embora nunca tenha sido totalmente concluído, o Centro Auto-Serviço continua sendo uma figura imponente ao longo da rodovia. Originalmente teve seu acabamento em concreto bruto, hoje o prédio é em grande parte coberto por propagandas e outdoors. Como no exemplo anterior, o arquiteto parece ter escondido a geometria única do edifício: embora a forma triangular seja óbvia de uma perspectiva aérea, a sua forma original é relativamente imperceptível quando vista a partir dos carros que passam ao nível do solo.

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Centro de Computação Gosplan  / Leonid Pavlov, 1966-1974

Centro Computacional Gosplan  / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Centro Computacional Gosplan / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Diferentemente dos dois edifícios precedentes, o Centro de Computação Pavlov revela a forma quase cúbica do edifício na fachada, enquanto na vista aérea obscurece a forma de cubo em uma série de retângulos sobrepostos.

Centro Computacional Gosplan  / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Centro Computacional Gosplan / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov, 1972-1987

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Para este museu, que remete ao "Kunstkamer", fundado em 1716 para abrigar uma coleção pertencente a Pedro, o Grande, Platonov combinava elementos racionais e lunáticos. O principal volume, com um pátio quadrado é complementado com apêndices curvos, assemelhando-se à torres, localizados fora do centro em cada uma das quatro fachadas. Simétricas no local, cada torre tem uma forma única na planta.

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov, 1976-1984

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Parecendo como pouco mais do que uma longa seqüência de blocos de escritórios do nível da rua, a vista área sugere uma interpretação mais literal das ligações moleculares, ou talvez uma vertente abstrata do DNA. Não é por acaso que esta forma esquemática do edifício se assemelha ao logotipo do Instituto.

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Academia Russa de Ciências / Yuri Platonov, 1974-1997

Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

De cima, a Academia Russa de Ciências, com suas formas quadradas segmentadas e repetitivas, parece estar dialogando com os jardins formais vizinhos. Mas essa visão oculta grande parte dos frisos decorativos que coroam as torres e o exuberante detalhamento das fachadas. Em contraste com muitas das estruturas mais austeras na URSS, o esplendor do edifício da Academia de Ciências da Rússia reflete a importância que a União Soviética colocava nas ciências.

Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Palácio Pioneer / Viktor Egerev, Igor Pokrovsky, Vladimir Kubasov, Feliks Novikov, Boris Palui e Mikhail Khazhakian, 1959-1962

Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético , © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
© Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Um exemplo dos centros de jovens dedicados ao trabalho e formação desportiva construídos em toda a União Soviética e um favorito pessoal de Khrushchev, o longo volume principal do complexo do Pioneer Palace em Moscou se estende até uma praça ajardinada , complementando o parque. Na vista aérea, o mesmo edifício revela os seis pavilhões que abrigam as diferentes atividades, estendendo-se ao eixo primário.

Pioneer Palace / Viktor Egerev, Igor Pokrovsky, Vladimir Kubasov, Feliks Novikov, Boris Palui, e Mikhail Khazhakian. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Pioneer Palace / Viktor Egerev, Igor Pokrovsky, Vladimir Kubasov, Feliks Novikov, Boris Palui, e Mikhail Khazhakian. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin, 1977-1980

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Construída para acolher os jogos preliminares do voleibol para as Olimpíadas de 1980, a Arena Multiuso Druzhba, seja visualizada no nível do solo ou de cima, mostra sua concha estrutural de concreto. No entanto, enquanto a vista do nível do solo mostra a forte forma pontiaguda dos segmentos individuais, a vista aérea ilustra como esses segmentos individuais juntam-se para formar um todo coeso.

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Complexo Habitacional em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek, 1975-1982

Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Apenas um dos muitos blocos habitacionais do pós-guerra que estão aos arredores de Moscou, este bloco imponente se estende até as bordas de seu terreno. Em forma de 'Y' na planta baixa, o complexo parece centrar-se dentro da área do pátio do parque, definido pelas asas segmentadas do longo do edifício.

Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Complexo Habitacional em Lebed / A. Meerson, 1967-1974

Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Diferentemente do exemplo acima, o complexo habitacional em Lebed é dividido em quatro torres separadas. Embora as torres pareçam distintas no nível do solo, a vista aérea revela uma rede de passarelas cobertas e espaços no piso térreo que conecta todas as torres.

Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko
Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

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Sobre este autor
David Douglass-Jaimes
Autor
Cita: Douglass-Jaimes, David. "Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético " [These Drone Photographs Reveal the Hidden Geometries of Late Soviet Modernism] 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779202/estas-imagens-de-drones-revelam-as-geometrias-ocultas-do-modernismo-sovietico-tardio> ISSN 0719-8906

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