mcdowellespinosa desafia a tipologia dos edifícios de uso misto com "Layered Intelligence"

A Chicago Architecture Foundation (CAF) anunciou os três vencedores do concurso de ideias ChiDesign, que tinha como objetivo busca propostas para o Chicago Centre for Architecture, Design and Education (CADE). O concurso aconteceu em conjunto com a primeira Bienal de Arquitetura de Chicago, e convidava os participantes a elaborarem projetos que abordassem a tipologia moderna do edifício de uso misto para receber as dependências do Council on Tall Buildings and Urban Habitat. Saiba mais sobre um dos projetos vencedores – intitulado “Layered Intelligence” – a seguir.

mcdowellespinosa desafia a tipologia dos edifícios de uso misto com Layered Intelligence - Mais Imagens+ 7

Vista interna. Cortesia de mcdowellespinosa

Na paisagem da arquitetura moderna, Layered Intelligence de mcdowellespinosa é uma proposta para o CADE centrada em reimaginar as funções programáticas. Em vez de dividir o Centro baseando-se nos quatro diferentes usos que ele apresenta, funções diferentes foram categorizadas segundo seus tratamentos de informação e então reorganizadas através de 500 perfis únicos calibrados para seus contextos específicos. Os espaços são criados para receber funções informativas (níveis 0-4); produção e consumo de informação (níveis 5-8); e controle e organização de informação (níveis 10-12).

Corte programático

O edifício é lido como uma sobreposição de duas oposições materiais: painéis de concreto pré-fabricados e rígidos; e compostos de resina orgânicos e mais delicados. O material resinado permite a entrada de luz natural, proporciona vistas e garante o isolamento térmico no edifício, 

Amostra de material. Imagem ©TempAgency

Com suas estratégias programáticas e escolha de materiais não-convencionais, Layered Intelligence busca reafirmar a necessidade da arquitetura de ser constantemente examinada e questionada, reimaginando a tipologia do uso misto que ganhou destaque na última década.

Vista externa. Cortesia de mcdowellespinosa

O CAF está atualmente exibindo uma grande exposição com os finalistas do CADE na Bienal de Arquitetura de Chicago. A mostra busca refletir sobre o projeto para um Centro de Arquitetura, Design e Educação em Chicago, além de destacar o legado da cidade como ponta de lança da arquitetura. A exposição teve início no dia 1 de outubro e permanece em cartaz até 3 de janeiro de 2016.

Saiba mais sobre os projetos vencedores aqui.

  • Arquiteto responsável

    Seth McDowell
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de mcdowellespinosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Oh, Eric. "mcdowellespinosa desafia a tipologia dos edifícios de uso misto com "Layered Intelligence"" [mcdowellespinosa’s "Layered Intelligence" Challenges the Typology of Mixed Use Buildings] 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776942/mcdowellespinosa-desafia-a-tipologia-dos-edificios-de-uso-misto-com-layered-intelligence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.