O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. É melhor abrir seu próprio escritório de arquitetura ou trabalhar como funcionário?

É melhor abrir seu próprio escritório de arquitetura ou trabalhar como funcionário?

É melhor abrir seu próprio escritório de arquitetura ou trabalhar como funcionário?
É melhor abrir seu próprio escritório de arquitetura  ou trabalhar como funcionário?, Escritório de SelgasCano. Imagem © Iwan Baan
Escritório de SelgasCano. Imagem © Iwan Baan

Para muitos arquitetos, ter seu próprio escritório é o sonho que guia suas carreiras. Em um campo como o da arquitetura, a ideia de ter liberdade para aceitar os projetos que mais lhe interessam e a liberdade criativa de tomar a decisão final em uma proposta parece o modo ideal de trabalho. Contudo, basta perguntar a qualquer arquiteto que fundou seu próprio escritório e ele provavelmente lhe dirá que ter sua própria firma não é algo tão romântico quanto parece e demanda muito esforço (não de projeto) para alcançar o sucesso. Na esteira da recessão dos últimos anos, muitos descobriram isso do jeito difícil, tornando autônomos sem necessidade e tendo que usar sua criatividade para conseguir ganhar algum dinheiro. 

Queremos saber a opinião de nossos leitores sobre os prós e contras de abrir seu próprio escritório de arquitetura em comparação a trabalhar como funcionário em alguma firma existente. A responsabilidade de administrar um negócio compensa a liberdade criativa? Quão difícil é conseguir projetos sem um bom portfólio de obras construídas como respaldo -  e existe uma boa maneira de lidar com isso? Você tem algum conselho de como abrir seu próprio escritório - ou talvez de como conseguir um cargo em uma firma que alivie a necessidade de trilhar seu caminho solo? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo. 

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "É melhor abrir seu próprio escritório de arquitetura ou trabalhar como funcionário?" [What Are the Benefits of Starting Your Own Architecture Firm Over Joining an Existing One?] 06 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776472/e-melhor-abrir-seu-proprio-escritorio-de-arquitetura-ou-trabalhar-com-funcionario> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.