Proposta visa transformar uma ilha abandonada em centro de estudos na Filadélfia

O "Better Philadelphial Challenge" é um evento internacional organizado desde 2006 pelo Centro de Arquitetura local, filiado ao AIA, que convida estudantes universitários a propor soluções de desenho urbano a serem implementadas na Filadélfia e, possivelmente, em outras cidades.

Este ano o projeto vencedor foi "Delaware Valley Foodworx”, uma proposta elaborada por uma equipe da Universidade de Cornell que pretende converter a pequena ilha Petty, que é atualmente usada como depósito de containers e tanques de petróleo, e, um "paraíso sustentável".

Conheça a proposta, a seguir.

A ilha Petty tem 1,8 quilômetro quadrado de área a se localiza no rio Delaware, entre a Filadélfia e Delaware. Apesar de nunca ter sido integrada a nenhuma das cidades, desde o século passado surgiram diversas ideias de urbanizá-la.

Os cinco estudantes de paisagismo e urbanismo reconheceram na ilha o potencial de se tornar um centro de estudos e alimentos que contribuirá para enfrentar a escassez que afeta 22% da população da Filadélfia. 

© Centro de Arquitectura de Filadelfia

A proposta inclui a construção de um banco de sementes, um centro de inovação, uma escola de agricultura e um mercado para agricultores. Além disso, para incluir a ilha na vida cotidiana dos habitantes da Filadélfia, a proposta considera melhorar a orla do Delaware com a instalação de armazéns de distribuição de alimentos cultivados na ilha e a construção de um porto desportivo e espaços públicos. 

Além disso, o projeto tem como objetivo aumentar as áreas verdes cutiváveis, já que grande parte destas foi perdida com a expansão urbana e com as habitações abandonadas que superam a cifra de 40 mil. 

© Centro de Arquitectura de Filadelfia

No caso de se executar a proposta, está previsto sua realização em duas etapas que durarão 30 anos, já que será preciso melhorar a qualidade da terra da ilha para que esta volte a ser cultivável. 

O júri do concurso premiou a proposta pois a considerou um avanço em termos de autossuficiência e segurança alimentar, tornando sustentável um terreno que, de certo modo, está perdido.

Referências: Centro de Arquitectura de Filadelfia e Next City.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Proposta visa transformar uma ilha abandonada em centro de estudos na Filadélfia" [Proponen convertir una isla abandonada de Filadelfia en un banco de alimentos y centro de estudios sustentable] 30 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776161/proposta-visa-transformar-uma-ilha-abandonada-em-centro-de-estudos-na-filadelfia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.