O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015

Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015

Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015
Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015, © Prefeitura de París
© Prefeitura de París

Nos anos 90, várias cidades começaram a aderir ao Dia Mundial Sem Carro e desde então esta data comemorativa se espalhou pelo mundo, convidando as cidadãos a não usarem seus automóveis e desfrutar de suas cidades sem a contaminação atmosférica e sonora que os carros produzem.

Este ano, Paris celebrará a data no dia 27 de setembro, dia em que proibirá a circulação de automóveis privados em cinco grandes zonas que englobam 13 de seus 20 arrondissements, reservando as ruas para pedestres e ciclistas.

Mais informações a seguir.

Durante o domingo, 27 de setembro, os automóveis serão proibidos de circular entre as 11h e 18h na famosa avenida Champs Elysées, em volta de Bois de Boulogne e Bois de Vincennes, nos arredores da Torre Eiffel e nas praças da Bastille e da Batalha de Staligrado.

“París Sem Carros 2015″. Infografico elaborado pelo Le Figaro com dados da Prefeitura de París
“París Sem Carros 2015″. Infografico elaborado pelo Le Figaro com dados da Prefeitura de París

Além disso, estabeleceu-se um perímetro no centro da cidade que engloba nove bairros (arrondissements 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10 e 11) onde se localizam alguns importantes pontos da cidade, como o Boulevard de la Madeleine, a Place de la Concorde e a Place de la République.

Nas regiões mencionadas, poderão circular apenas pedestres e ciclistas, além de veículos de carga de mercadorias e emergência. Além disso, nas ruas que não fazem parte das zonas delimitadas, os veículos poderão circular com velocidade máxima de 30km/h.

A iniciativa, intitulada "Paris sem Carros", está sendo organizada desde março deste ano pelo município e pela organização cidadã Paris Sans Voiture.

© Flickr User: Bárbara L. Slavin
© Flickr User: Bárbara L. Slavin

Por um lado, a capital francesa vÊ este dia como uma oportunidade de demonstrar que é possível restringir o fluxo de automóveis, sobretudo no centro da cidade, uma medida que está sendo promovida através da peatonização dos espaços que antes eram usados como estacionamentos e da ampliação das Zonas 30 e Zonas de Encontro que já englobam quase toda a cidade.

Por ouro lado, a organização considera esta data uma opção para "responder às questões locais após recordes de contaminação e mudanças climáticas que estão mais que nunca presentes na vida cotidiana. O Dia sem Carros, por sua magnitude, também deixará uma marca duradoura no imaginário coletivo: todo mundo pode contribuir para uma cidade mais habitável, adotar comportamentos mais sustentáveis, particularmente em termos de mobilidade", comentaram os organizadores para a revista Forbes.

É importante destacar que a celebração da data em Paris acontecerá na Semana da Mobilidade, organizada pela União Europeia entre os dias 16 e 22 de setembro na capital francesa, quando acontecerá também a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (COP 21).

Referências: Ayuntamiento de París, Paris Sans Voiture, Forbes e Le Parisien.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015" [París prohibirá que circulen autos durante el Día Mundial Sin Autos 2015] 17 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773666/paris-proibira-a-circulacao-de-veiculos-no-dia-mundial-sem-carro-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.