Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015

Nos anos 90, várias cidades começaram a aderir ao Dia Mundial Sem Carro e desde então esta data comemorativa se espalhou pelo mundo, convidando as cidadãos a não usarem seus automóveis e desfrutar de suas cidades sem a contaminação atmosférica e sonora que os carros produzem.

Este ano, Paris celebrará a data no dia 27 de setembro, dia em que proibirá a circulação de automóveis privados em cinco grandes zonas que englobam 13 de seus 20 arrondissements, reservando as ruas para pedestres e ciclistas.

Mais informações a seguir.

Durante o domingo, 27 de setembro, os automóveis serão proibidos de circular entre as 11h e 18h na famosa avenida Champs Elysées, em volta de Bois de Boulogne e Bois de Vincennes, nos arredores da Torre Eiffel e nas praças da Bastille e da Batalha de Staligrado.

“París Sem Carros 2015″. Infografico elaborado pelo Le Figaro com dados da Prefeitura de París

Além disso, estabeleceu-se um perímetro no centro da cidade que engloba nove bairros (arrondissements 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10 e 11) onde se localizam alguns importantes pontos da cidade, como o Boulevard de la Madeleine, a Place de la Concorde e a Place de la République.

Nas regiões mencionadas, poderão circular apenas pedestres e ciclistas, além de veículos de carga de mercadorias e emergência. Além disso, nas ruas que não fazem parte das zonas delimitadas, os veículos poderão circular com velocidade máxima de 30km/h.

A iniciativa, intitulada "Paris sem Carros", está sendo organizada desde março deste ano pelo município e pela organização cidadã Paris Sans Voiture.

© Flickr User: Bárbara L. Slavin

Por um lado, a capital francesa vÊ este dia como uma oportunidade de demonstrar que é possível restringir o fluxo de automóveis, sobretudo no centro da cidade, uma medida que está sendo promovida através da peatonização dos espaços que antes eram usados como estacionamentos e da ampliação das Zonas 30 e Zonas de Encontro que já englobam quase toda a cidade.

Por ouro lado, a organização considera esta data uma opção para "responder às questões locais após recordes de contaminação e mudanças climáticas que estão mais que nunca presentes na vida cotidiana. O Dia sem Carros, por sua magnitude, também deixará uma marca duradoura no imaginário coletivo: todo mundo pode contribuir para uma cidade mais habitável, adotar comportamentos mais sustentáveis, particularmente em termos de mobilidade", comentaram os organizadores para a revista Forbes.

É importante destacar que a celebração da data em Paris acontecerá na Semana da Mobilidade, organizada pela União Europeia entre os dias 16 e 22 de setembro na capital francesa, quando acontecerá também a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (COP 21).

Referências: Ayuntamiento de París, Paris Sans Voiture, Forbes e Le Parisien.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015" [París prohibirá que circulen autos durante el Día Mundial Sin Autos 2015] 17 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773666/paris-proibira-a-circulacao-de-veiculos-no-dia-mundial-sem-carro-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.