Primeira casa projetada por Gaudí abrirá como museu em 2016

Primeira casa projetada por Gaudí abrirá como museu em 2016

Projetada por Antoni Gaudi em Barcelona entre os anos 1883 e 1889 e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2005, a casa Vicens será convertida em um museu e abrirá suas portas ao público no segundo semestre de 2016.

A atual proprietária, uma sociedade que faz parte do conglomerado financeiro Mora Banc Grup, atualmente trabalha no restauro do edifício e na coordenação museográfica e artística da exposição. "[Trata-se de] um trabalho essencial para entender sua linguagem arquitetônica única e o desenvolvimento do Art Nouveau em Barcelona", explicou em uma recente entrevista Mercedes Mora, Diretora Executiva do novo projeto catalão.

Saiba mais a seguir.

Primeira casa projetada por Gaudí abrirá como museu em 2016 - Mais Imagens

Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr CC]

Embora tenha havido um grande silêncio após a venda da primeira casa de Gaudí em 2014, Mercedes Mora realizou uma entrevista com a Iconic Houses, comentando sobre os avanços no projeto de restauro e expondo as principais motivações para convertê-la em um museu.

"Uma vez que você converte uma casa icônica em um museu, o desafio é dobrado: por um lado há a preservação e restauração da estrutura original de Gaudí e seus elementos decorativos. Em outras palavras, nosso principal objetivo é a conservação deste precioso legado. [...] Por outro lado, devemos destacar a necessidade de se visitar a Casa Vicens, a fim de compreender as origens e o desenvolvimento da arquitetura de Gaudí."

A Casa Vicens foi colocada à venda em 2007 pela terceira geração da família Herrero-Jover - que comprou a propriedade da viúva de Manuel Vicens, proprietário original - por um valor inicial de 35 milhões de Euros. Embora não tenha aparecido interessados, em 2014 o conglomerado financeiro Mora Banc Grup fechou negócio por um valor não divulgado.

Via IconicHouses e La Vanguardia.

Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Michela Simoncini [Flickr CC]
Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr CC]
Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr CC]
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Primeira casa projetada por Gaudí abrirá como museu em 2016" [La primera casa diseñada por Gaudí abrirá como museo en 2016] 10 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773269/primeira-casa-projetada-por-gaudi-abrira-como-museu-em-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.