Seria possível construir o Empire State Building com madeira?

Michael Green uniu esforços à empresa de reflorestamento finlandesa Metsä Wood e à Equilibrium Consulting para reprojetar o Empire State Building em madeira. O projeto é parte do programa "Plan B" da Metsä Wood, que explora como seriam alguns edifícios icônicos se fossem construídos com esse material renovável. A iniciativa mostra que não apenas a madeira pode ser usada para produzir enormes estruturas em contextos urbanos adensados, mas também que torres de madeira podem se adequar ao entorno urbano e mesmo se mimetizar com edifícios emblemáticos, apesar da diferença de material.

A nova versão do Empire State Building emprega técnicas inovadoras de engenharia para replicar o tamanho e forma do icônico edifício que marca o skyline de Nova Iorque. Construído em 1931, a edificação original foi representativa de inovações na construção com aço e um testemunho da capacidade daquele material de mudar completamente o modo de produção dos edifícios e a forma como os arquitetos projetam. Ao recriar a torre, Metsä Wood e Michael Green procuram mostrar que a madeira tem o potencial de se tornar o aço do século XXI.

Cortesia de Metsä Wood

"Acredito que o futuro pertence aos edifícios de madeira em altura. Avanços significativos na engenharia e produção de elementos em madeira criaram uma nova visão do que é possível na construção de edifícios seguros, altos e urbanos em madeira. O desafio agora é mudar a percepção da sociedade. Com efeito, esse é o primeiro novo modo de construir um arranha-céu nos últimos 100 anos", comentou Green.

Cortesia de Metsä Wood

Para Green e Metsä, arranha-céus de madeira são mais que apenas grandes inovações tecnológicas que podem revolucionar o futuro da construção, sua pesquisa também mostra que o uso de madeira na construção pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Kunkel, Patrick. "Seria possível construir o Empire State Building com madeira?" [Could the Empire State Building Have Been Built with Wood?] 23 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768960/seria-possivel-construir-o-empire-state-building-com-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.