O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Seria possível construir o Empire State Building com madeira?

Seria possível construir o Empire State Building com madeira?

Seria possível construir o Empire State Building com madeira?
Seria possível construir o Empire State Building com madeira?, Cortesia de Metsä Wood
Cortesia de Metsä Wood

Michael Green uniu esforços à empresa de reflorestamento finlandesa Metsä Wood e à Equilibrium Consulting para reprojetar o Empire State Building em madeira. O projeto é parte do programa "Plan B" da Metsä Wood, que explora como seriam alguns edifícios icônicos se fossem construídos com esse material renovável. A iniciativa mostra que não apenas a madeira pode ser usada para produzir enormes estruturas em contextos urbanos adensados, mas também que torres de madeira podem se adequar ao entorno urbano e mesmo se mimetizar com edifícios emblemáticos, apesar da diferença de material.

A nova versão do Empire State Building emprega técnicas inovadoras de engenharia para replicar o tamanho e forma do icônico edifício que marca o skyline de Nova Iorque. Construído em 1931, a edificação original foi representativa de inovações na construção com aço e um testemunho da capacidade daquele material de mudar completamente o modo de produção dos edifícios e a forma como os arquitetos projetam. Ao recriar a torre, Metsä Wood e Michael Green procuram mostrar que a madeira tem o potencial de se tornar o aço do século XXI.

Cortesia de Metsä Wood
Cortesia de Metsä Wood

"Acredito que o futuro pertence aos edifícios de madeira em altura. Avanços significativos na engenharia e produção de elementos em madeira criaram uma nova visão do que é possível na construção de edifícios seguros, altos e urbanos em madeira. O desafio agora é mudar a percepção da sociedade. Com efeito, esse é o primeiro novo modo de construir um arranha-céu nos últimos 100 anos", comentou Green.

Cortesia de Metsä Wood
Cortesia de Metsä Wood

Para Green e Metsä, arranha-céus de madeira são mais que apenas grandes inovações tecnológicas que podem revolucionar o futuro da construção, sua pesquisa também mostra que o uso de madeira na construção pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Kunkel
Autor
Cita: Kunkel, Patrick. "Seria possível construir o Empire State Building com madeira?" [Could the Empire State Building Have Been Built with Wood?] 23 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768960/seria-possivel-construir-o-empire-state-building-com-madeira> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.