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A história das cidades em 10 edifícios, segundo o Guardian Cities

  • 07:00 - 12 Junho, 2015
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A história das cidades em 10 edifícios, segundo o Guardian Cities
A história das cidades em 10 edifícios, segundo o Guardian Cities, Fiat Tagliero, Asmara. Imagem © Flickr user David Stanley
Fiat Tagliero, Asmara. Imagem © Flickr user David Stanley

Todas as coisas boas devem chegar a um fim e a excelente série "History of Cities in 50 Buildings" do Guardian Cities, infelizmente, não é uma exceção. A série definitivamente vale a pena ser lida, trazendo o melhor da escrita acadêmica e arquitetônica de autores convidados e da equipe própria, mas se você está com pouco tempo - e se é um arquiteto, é bastante provável que isso seja verdade - compilamos, a seguir, 10 destaques da lista do Guardian para você.

Teatro Amazonas, Manaus. Imagem © Wikimedia user Leaderfo Narkomfin Building, Moscou. Imagem © Wikimedia user NVO Ponte Tower, Joanesburgo. Imagem © Flickr user fiverlocker Byker Wall Estate, Newcastle. Imagem © Flickr user George Rex + 11

Teatro Amazonas, Manaus, 1896

Teatro Amazonas, Manaus. Imagem © Wikimedia user Leaderfo
Teatro Amazonas, Manaus. Imagem © Wikimedia user Leaderfo

Manaus, fundada no final do século 17 como um posto avançado defensivo português, nunca foi uma candidata provável para uma futura metrópole. A cidade hoje possui mais de 2 milhões de habitantes, se localiza no coração da floresta amazônica e é acessível apenas por barcos ou avião. Mas a descoberta de seringueiras e a vocação industrial e comercial no final do século 19 fez de Manaus uma das cidades de maior crescimento daquele período. O teatro, todo em mármore e azulejos importados, foi parte de uma iniciativa de extravagância cívica que procurou fazer da cidade a "Paris da Amazônia."

Hufeisensiedlung (Horseshoe Estate) Berlim, 1925-33

Hufeisensiedlung Estate, Berlim. Imagem © Flickr user Sludge G
Hufeisensiedlung Estate, Berlim. Imagem © Flickr user Sludge G

Groß-Berlim surgiu na sequência da primeira guerra mundial, combinando os subúrbios díspares de Berlim em uma cidade que cresce rapidamente. Enormes faixas da cidade foram construídas nos anos de Weimar e as facções beligerantes culturais da Alemanha trouxeram todas as suas crenças e disputas para a arquitetura suburbana. O Horseshoe foi construído fora da influência do GEHAG, como um reflexo da democracia social e o sindicato operário, baseado na construção da sociedade, tentou trazer os luxos do modernismo para as classes trabalhadoras prósperas, substituindo o vidro colorido por tijolos pintados e coberturas planas. Exatamente o oposto, as classes médias construíram suas próprias propriedades baseadas na arquitetura tradicional com coberturas marcantes.

Narkomfin Building, Moscou, 1932

Narkomfin Building, Moscou. Imagem © Wikimedia user NVO
Narkomfin Building, Moscou. Imagem © Wikimedia user NVO

Se Berlim estava construindo propriedades modernistas concebidas para proporcionar uma existência petty-bourgeois digna para as classes trabalhadoras, o edifício Narkomfim estava tentando dissolver as classes em uma cultura coletiva e nos alojamentos. A habitação comunal em duas principais cidades da Rússia era uma resposta prática à uma crise de habitação que nunca termina, mas as células de dormitórios privados e cozinhas comunitárias em Narkomfim foram concebidas como um "condensador social" para fomentar o espírito coletivo e romper as ideias sobre propriedade privada . Estes grandes experimentos enfraqueceram em face as reclamações dos habitantes sobre as condições apertadas e disputas mesquinhas pelos espaços comuns, e na década de 1960  a promessa de um apartamento privado para cada família que transforma o socialismo soviético.

Fiat Tagliero Building, Asmara, 1938

Fiat Tagliero, Asmara. Imagem © Flickr user David Stanley
Fiat Tagliero, Asmara. Imagem © Flickr user David Stanley

O império colonial italiano teve um início tardio, mas a fusão do fascismo com o imperialismo inspirou uma regra colonial que estava determinada a refazer as cidades na forma da Itália moderna, que foi inigualável por empresas comerciais do século 19. Asmara, hoje a capital da Eritréia, esteve sob o governo italiano desde 1889, mas a invasão da Etiópia, em 1935, chamou a atenção da Itália de Mussolini, que rapidamente a reivindicou. Modernismo, futurismo e o racionalismo italiano encontrados em Asmara são o cenário perfeito para a arquitetura experimental; as alas da estação de serviço Fiat Tagliero simbolizava o modernismo que varreu as colônias da Itália - mesmo quando eles se assemelhavam aos bombardeiros que lançaram ataques químicos contra aldeias na Etiópia para cumprir a ambição italiana.

Levittown, Nova Iorque, 1947-51

Levittown, Nova Iorque. Imagem via Wikimedia user Shauni
Levittown, Nova Iorque. Imagem via Wikimedia user Shauni

Na verdade, existem quatro Levittowns nos Estados Unidos; três no Nordeste e uma em Puerto Rico. A primeira, de 1947, é uma comunidade planejada em Long Island de mais 17.000 moradias isoladas, que chegou a completar uma casa a cada 16 minutos no pico da sua construção. Esta foi a fábrica de habitação, a produção em massa de casas em uma escala incrível que informaram o desenvolvimento pós segunda guerra mundial na América do Norte. Levitt declarou que "somos fabricantes", mas eles construíram estilos de vida. As casas tornaram-se símbolos não somente de propriedade mas também de conformidade e exclusão racial na década de 1950.

Byker Wall, Newcastle, 1968-82

Byker Wall Estate, Newcastle. Imagem © Flickr user George Rex
Byker Wall Estate, Newcastle. Imagem © Flickr user George Rex

Enquanto os EUA construíram novos subúrbios, o Reino Unido destruiu suas favelas. Byker era originalmente uma comunidade vitoriana de cerca de 17.000 casas declaradas impróprias para a habitação no início de 1950. A mesma história vivida em todo o país, mas Byker Wall revelou-se extraordinariamente bem visto, agora listado para preservação. O projeto radical de Byker de pequenos edifícios, não feitos em concreto e cores brilhantes, foi influenciado por projetos suecos.

Ponte City, Joanesburgo, 1975 

Ponte Tower, Joanesburgo. Imagem © Flickr user fiverlocker
Ponte Tower, Joanesburgo. Imagem © Flickr user fiverlocker

Ponte City Tower deixou de ser parte, em 1970, do otimismo sobre o futuro da África do Sul para "a favela urbana mais alta e grandiosa do mundo" e, em seguida, voltou a fazer parte do otimismo novamente. Construída como um endereço na moda para a minoria branca da África do Sul, a Ponte City Tower de 52 pavimentos e núcleo interno era parte de uma onda de desenvolvimento que transformou Joanesburgo, mas a ascensão de classe média na década de 1980 e da turbulência dos anos 1990 fez com que a torre se tornasse um reduto para gangues e crimes. A torre poderia ter estrelado High Rise de J.G. Ballard, mas reformas e uma nova classe média transformaram a Ponte City Tower num edifício de alta segurança.

Sistema de BRT de Curitiba, 1991

Sistema RIT, Curitiba. Imagem © Wikimedia user Morio
Sistema RIT, Curitiba. Imagem © Wikimedia user Morio

Visões futuristas de transporte sempre parecem envolver tubos de vidro e o sistema de transporte rápido de ônibus de Curitiba não é uma exceção. Concebido como uma maneira de proporcionar trânsito rápido para uma cidade em igualmente rápido crescimento sem custar muito mais do que os sistemas convencionais, o sistema acabou por custar 50 vezes menos que o necessário para implementar infraestrutura ferroviária. O sistema original, planejado em 1971, foi uma mudança radical de planejamento modernista no Brasil, mas acabou sendo um sucesso local. O crescente número de passageiros nos anos 80 e 90 tornou necessária uma racionalização. As estações de metro simplificadas fizeram exatamente isso, permitindo o pagamento de tarifa antes do embarque e introdução de estações de transferência, trazendo toda a rede a um regime de pagamento e criando o primeiro sistema de Bus Rapid Transit (BRT) do mundo.

Edifício do Parlamento Palestino, Abu Dis, 1996

Parlamento Palestino, Abu Dis. Imagem Cortesia de Notes from Palestine
Parlamento Palestino, Abu Dis. Imagem Cortesia de Notes from Palestine

Hoje emparedado e abandonado, este imponente edifício branco teria sido o Parlamento do Estado palestino. Os Acordos de Paz de Oslo, assinados em 1993, forneceram um acordo na forma do Estado palestino e um Estado necessita de um Parlamento - alojado numa capital simbólica, nos arredores de Jerusalém. O edifício foi projetado com sensibilidade, incorporando a tradição palestina em um edifício moderno para criar a conexão ao patrimônio que os palestinos queriam desesperadamente de seu estado proposto, mas foi criticado desde o primeiro dia da construção por ambos lados. Em meio ao conflito, eclodiu novamente em 2000, o edifício ainda estava inacabado e havia sido abandonado.

Roppongi Hills, Tóquio, 2003

Roppongi Hills, Tóquio. Imagem © Flickr user Kirt Cathey
Roppongi Hills, Tóquio. Imagem © Flickr user Kirt Cathey

Tóquio tem sido um emaranhado altamente urbanizado durante séculos e o desenvolvimento de Roppongi Hills  abraça essa atitude de laissez-faire em direção a reinvenção urbana do século 21. Inicialmente um bairro para a classe Samurai cada vez mais despojados e empobrecidos, o bairro de Roppongi tornou-se um bairro militar após a Segunda Guerra Mundial e, correspondentemente, tornou-se conhecido pela vida noturna. Muito perto da zona comercial em expansão para escapar remodelação, a família Mori gradualmente comprou o distrito e transformou-o em parte do fascínio do Japão com as comunidades auto-suficientes: torres para a elite de Tóquio, em um labirinto de ruas e jardins urbanos que separava o complexo do resto da cidade.

Leia a matéria completa no Guardian Cities clicando nas legendas acima ou acessando a lista aqui.

Cita: Goodwin, Dario. "A história das cidades em 10 edifícios, segundo o Guardian Cities" [10 Highlights from Guardian Cities' "History of Cities in 50 Buildings"] 12 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768020/10-destaques-do-guardian-cities-historia-das-cidades-em-50-predios> ISSN 0719-8906