O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Quando Hollywood projeta prisões

Quando Hollywood projeta prisões

Quando Hollywood projeta prisões
Quando Hollywood projeta prisões, "Sky Cell" em Game of Thrones faz uso da altura para encarcerar os prisioneiros. Imagem © Home Box Office
"Sky Cell" em Game of Thrones faz uso da altura para encarcerar os prisioneiros. Imagem © Home Box Office

A arquitetura do confinamento é uma área fascinante. Os espaços utilitários espartanos das prisões estão entre os mais sofisticados e caros que existem. É incomum para os projetistas criar espaços para pessoas que os experienciarão contra suas vontades (bem, na maioria dos casos) e há um complicado equilíbrio entre criar lugares sensíveis e positivos para reabilitação e a expectativa do que deveria ser uma punição. Há diferentes abordagens em todo o mundo: os EUA assumem uma postura particular, a Noruega outra. Hollywood, é claro, tem sua própria interpretação, livre de trivialidades como a Convenção de Genebra.

A Fortaleza. Image © Davis Entertainment & Village Roadshow
A Fortaleza. Image © Davis Entertainment & Village Roadshow

Em A Fortaleza (1992), estrelando Christopher Lambert, os detentos eram mantidos presos não por barras e grades de aço, mas por dispositivos cirurgicamente implantados que causavam dor caso as linhas de segurança fossem cruzadas. Embora essa fosse uma solução construtiva bastante simples, a terrível crueldade permaneceu na memória da audiência. Surpreendentemente, isso acontece com frequência no filme - onde os meios de contenção se tornam também os meios de punição, adentrando a esfera da tortura. A Sky cell de Game of Thrones faz uso do perigo para deter os prisioneiros - escavada em um alto penhasco, uma das paredes é aberta, presumidamente para permitir que alguns decidam por seu próprio destino, com a ajuda de um piso ligeiramente inclinado. O mago Gandalf também fora encarcerado nas alturas em O Senhor dos Anéis - isolado em uma plataforma incrivelmente alta. A série de filmes do James Bond, é claro, oferece muitos outros exemplos, geralmente envolvendo água infestada de tubarões, piranhas ou crocodilos. É o limiar psicológico infligido por esses lugares que transforma o confinamento em punição, soluções que nunca seriam aceitas em sociedades civilizadas mas que causam um grande impacto no cinema.

Sky Cell em Game of Thrones. Imagem © Home Box Office
Sky Cell em Game of Thrones. Imagem © Home Box Office

Embora as prisões tenham sido retratadas inúmeras vezes nos filmes, é interessante notar que em raras ocasiões elas foram glamourizadas. Isso é incomum para Hollywood, que por décadas conseguiu fazer o uso de drogas, armas e outros elementos do submundo desejável. Mesmo programas baseados na realidade, como Oz, da HBO, apresentam um retrato bastante duro da vida na prisão: a exagerada ausência de luz natural, os ambientes monocromáticos, as celas claustrofóbicas, a acústica péssima e a constante vigilância convergem para criar uma experiência fílmica arrepiante. Deprimente na melhor das hipóteses, doentia, a série é viciante, mas você certamente não vai querer se juntar a nenhum dos personagens.

Assim como a "Sky cell" em Game of Thrones, em O Senhor dos Anéis, Gandalf é aprisionado em uma alta plataforma. Imagem © New Line Cinema & WingNut Films
Assim como a "Sky cell" em Game of Thrones, em O Senhor dos Anéis, Gandalf é aprisionado em uma alta plataforma. Imagem © New Line Cinema & WingNut Films

Para a maioria de nós, a experiência no cinema é o mais próximo que chegaremos do encarceramento de segurança máxima. Arquitetos envolvidos em contratos com clientes de "Serviços Corretivos" saberão que o projeto de prisões tem uma longa história e que há hoje métodos aceitos para criar confinamentos utilitários e humanos (embora o envolvimento de arquitetos em prisões não esteja livre de controvérsias). Entretanto, como grande parte das pessoas é influenciada por referências do cinema, o modelo histórico de barras e correntes permanece como a linguagem arquitetônica mais reconhecível de uma prisão (em parte, resultado de filmes de grande sucesso como Um Sonho de Liberdade (1994) e À Espera de um Milagre (1999), que apresentam experiências horríveis de prisão em contextos históricos).

Mesmo em séries mais realistas como Oz, prisões são apresentadas como lugares brutais. Imagem © Home Box Office
Mesmo em séries mais realistas como Oz, prisões são apresentadas como lugares brutais. Imagem © Home Box Office

O valor de desincentivo disso é imensurável. Enquanto as prisões são associadas pelo público com privação, medo e tortura, parece não haver nenhum aviso para a juventude rebelde sobre consequências, pois Hollywood já nos passou a mensagem: continuem nesse caminho e é nesse tipo de lugar hediondo que vocês vão parar. E não vai ser agradável. Parece que, pela primeira vez, quando a indústria cinematográfica assume liberdade artística, ela acaba oferecendo um serviço comunitário. 

Esse artigo é uma cortesia de Charlotte Neilson, autora do blog de design Casting Architecture. Sua coluna analisa a arquitetura e o design na televisão e no cinema.

Sobre este autor
Charlotte Neilson
Autor
Cita: Charlotte Neilson. "Quando Hollywood projeta prisões" [Through the Lens: When Hollywood Designs Prisons] 19 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762423/quando-hollywood-projeta-prisoes> ISSN 0719-8906