Ciclistas criam intervenção que mostra o espaço ocupado pelos automóveis nas ruas

Para a comemoração do Dia Mundial Sem Carros realizada no final de setembro, o subsecretário de transportes de Santiago (Chile), Cristián Bowen, anunciou uma modificação na Lei de Trânsito visando “esclarecer, tanto aos usuários deste meio de transporte (bicicleta) como aos outros usuários do espaço das vias, os direitos e deveres dos ciclistas”.

Em função das comemorações deste dia, na capital da Letônia, Riga, um grupo de ciclistas realizou uma intervenção muito interessante e provocativa. Durante um dos momentos mais movimentados do dia - que entre as 7h e 9h da manhã – os ciclistas percorreram as principais avenidas sobre suas bicicletas acopladas a estruturas que simulavam o volume de um automóvel. A iniciativa tinha por objetivo mostrar a grande área ocupada por um carro e, em comparação, o espaço ínfimo ocupado pela pessoa.

Esta intervenção se soma a tantas outras iniciativas que buscam refletir sobre o espaço de nossas ruas que são utilizadas pelos automóveis. Entre estas, podemos mencionar a vaga de carro transformada em estacionamento para 10 bicicletas e o gif que mostra quantos passageiros podem viajar em um bonde elétrico e como ficam as ruas se cada passageiro se deslocar em seu próprio carro.

Veja mais fotografias da intervenção em Riga, a seguir.

Ciclistas criam intervenção que mostra o espaço ocupado pelos automóveis nas ruas - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Let’s Bike It (© delfi.lt)
Cortesia de Let’s Bike It (© delfi.lt)
Cortesia de Let’s Bike It (© delfi.lt)
Cortesia de Let’s Bike It (© delfi.lt)
Cortesia de Let’s Bike It (© delfi.lt)

Fonte das Imagens: Let’s Bike It (© delfi.lt)

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Ciclistas criam intervenção que mostra o espaço ocupado pelos automóveis nas ruas" 16 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755314/ciclistas-criam-intervencao-que-mostra-o-espaco-ocupado-pelos-automoveis-nas-ruas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.