Vídeo: As iniciativas de Buenos Aires para se tornar uma cidade mais humana

"A cidade é para as pessoas e devemos mudar o uso das ruas, dos automóveis para as pessoas."

Com isso em mente, as autoridades de Buenos Aires propuseram intervenções em alguns espaços públicos da cidade, particularmente no centro, com o objetivo de promover uma cidade mais amigável, sustentável e saudável.

Através da implementação de corredores de ônibus na Avenida 9 de Julho, a principal da cidade, o tempo de alguns trajetos foi reduzido de 55 para 18 minutos. Além disso, foram criadas diversas zonas peatonais e foi restringido o tráfego de automóveis no centro. Outra inciativa foi a construção de uma rede de ciclovias e a criação de um sistema público de bicicletas, que colocou o veículo de duas rodas entre as opções viáveis de transporte urbano diário.

Saiba mais detalhes sobre essas intervenções a seguir.

Metrobus na Avenida 9 de Julho

Uma das medidas mais emblemáticas foi a remodelação realizada  em 2012 na Avenida 9 de Julho, principal da cidade e considerada a via urbana mais larga do mundo.

Até antes do novo projeto, a avenida funcionava como uma rodovia que cruzava o centro com tráfego truncado e lento. No entanto, isso pôde ser revertido em apenas seis meses e meio, período em que foram implementados quatro corredores de ônibus na avenida, melhorando as condições de transporte para 200 mil passageiros diários. 

Essa iniciativa ocasionou, em alguns casos, a redução do tempo de deslocamento no centro da cidade de 55 minutos para módicos 18. 

Ruas centrais para os pedestres

A primeira rua de Buenos Aires exclusiva para pedestres foi a Rua Florida, que em 2013 teve seu percurso estendido para a rua vizinha, Bartolomé Mitre. Para realizar essa mudança com sucesso foi necessário alterar os usos de alguns espaços, principalmente aqueles destinados aos carros, o que permitiu ampliar a largura das calçadas.

Assim, se antes o espaço ocupado pelos carros chegava a 80% da área total dos espaços públicos, agora essa cifra passou para 40%. Além disso, para evitar congestionamentos nas ruas do centro, foi estabelecido que os automóveis só podem trafegar pela região entre as 11h e as 16h. 

Como medida se segurança, foi estipulado o limite de velocidade em 10km/h na região central.

Sistema de bicicletas públicas

Segundo a diretora de Mobilidade Sustentável de Buenos Aires, Paula Bisiau, em 2009, antes da inauguração do Ecobici, ninguém usava a bicicleta como meio de transporte; esta era vista como um meio recreativo de finais de semana.

De acordo com os planos da capital argentina, no início do próximo ano a cidade terá 200 estações de aluguel de bicicleta, ou seja, 158 a mais que o número atual de estações em funcionamento. Além disso, serão acrescidos 100km de ciclovias aos 130km existentes. Como incentivo ao uso das bicicletas, a primeira hora de trajeto é gratuita. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Vídeo: As iniciativas de Buenos Aires para se tornar uma cidade mais humana" 23 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625907/video-as-iniciativas-de-buenos-aires-para-se-tornar-uma-cidade-mais-humana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.