O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “EuroVelo”: A rede de 14 ciclovias que conectará 43 países da Europa

“EuroVelo”: A rede de 14 ciclovias que conectará 43 países da Europa

“EuroVelo”: A rede de 14 ciclovias que conectará 43 países da Europa
“EuroVelo”: A rede de 14 ciclovias que conectará 43 países da Europa, © EuroVelo
© EuroVelo

70 mil quilômetros é a extensão estimada da EuroVelo, uma grande rede formada por 14 ciclovias que, em 2020, conectará diversas cidades de 43 países europeus, incluindo os pertencentes à União Europeia. 

A iniciativa foi criada pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) com o objetivo de criar uma rede de ciclovias que possam ser usadas diariamente nos trajetos urbanos e que também sirvam para os turistas que queiram percorrer grandes distâncias. 

Mesmo que várias partes estejam em construção e outras ainda em fase de projeto, é interessante ter uma ideia da extensão geral dessa rede. 

Se tomarmos como exemplo a distância do Oiapoque - AP ao Chuí - RS, que é de 4.180km (em linha reta, segundo o IBGE), o comprimento total da EuroVelo representa 16 vezes essa extensão. A maior ciclovia da rede, Iron Curtain Trail, terá 10.400 km, cerca de 2,5 vezes a distância norte-sul do Brasil. 

Conheça, a seguir, as quatro rotas mais extensas da rede. 

1. Roda da Costa Atlântica 

© EuroVelo
© EuroVelo

Com 8.186 km de extensão, a Rota da Costa Atlântica conectará seis países, partindo do norte de Nordkapp (Noruega), passando pelo Reino Unido, Irlanda, França, Espanha, até chegar em Sagres, ao sul de Portugal. A Federação Europeia de Ciclistas comenta que o percurso destaca a mudança gradativa da paisagem nórdica para a mediterrânea.

Além disso, aconselha-se visitar os rochedos de Moher, na Irlanda, e desfrutar da cultura de cidades-porto como Bergen (Noruega), Glasgow (Reino Unido) e Nantes (França), que mantém suas histórias vinculadas aos portos e, devido a eles, são grandes destinos turísticos. 

2. Rota do Sol 

© EuroVelo
© EuroVelo

Assim como a rota anterior, a Rota do Sol também se inicia em Nordkapp, mas ao invés de passar pela Noruega, segue pela Suécia em direção ao sul, até chegar à capital de Malta, La Valeta. A rota apresenta 7.409 km e passa por nove países, entre os quais a Finlândia, Dinamarca, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Itália. 

A Federação destaca que este percurso permite conhecer a cultura Sami, índios que vivem no norte da Noruega, estar entre centenas de bicicletas em Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia), pedalar pela famosa ciclovia ao lado do rio Elba, na Alemanha, e visitar os Templos Megalíticos de Malta, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

3. Rota do Mar Báltico 

© EuroVelo
© EuroVelo

Esta rota costeira começa e termina onde o ciclista desejar, já que é a única das 14 ciclovias que tem um percurso circular. Assim como a anterior, também conecta nove países, mas é um pouco mais extensa, com 7.980 km que permitem visitar a Polônia, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia e Lituânia. 

Visitar a capital do ciclismo finlandês, Oulu, e conhecer alguns dos monumentais edifícios soviéticos de cidades como Tallin (Lituânia) e Riga (Letônia) estão entre as vantagens turísticas dessa rota. 

4. Iron Curtain Trail 

© EuroVelo
© EuroVelo

Como já comentado, esta é a maior ciclovia de toda a rede, 10.400 km, e apresenta uma grande particularidade: conecta a Europa Ocidental com o lado Oriental através de um grande percurso que atravessa 20 países e expõe as diferenças entre os dois lados do continente. 

A Federação destaca que essa rota é interessante justamente porque passa por edificações, monumentos e museus que recordam a divisão do continente europeu. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“EuroVelo”: A rede de 14 ciclovias que conectará 43 países da Europa" 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625627/eurovelo-a-rede-de-14-ciclovias-que-conectara-43-paises-da-europa> ISSN 0719-8906