O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 4 sistemas que podem aumentar a segurança no trânsito

4 sistemas que podem aumentar a segurança no trânsito

4 sistemas que podem aumentar a segurança no trânsito
4 sistemas que podem aumentar a segurança no trânsito, Vehicle to Vehicle / V2V
Vehicle to Vehicle / V2V

Sensores nas calçadas que reconhecem a presença de pedestres e informam os semáforos; sistemas que identificam a presença e o movimento das pessoas e enviam um alerta aos motoristas; e dispositivos que permitem que os automóveis “se comuniquem” entre si, alertando sobre os pedestres que estão nas redondezas. Estes são alguns dos sistemas que começaram a ser desenvolvidos para melhorar a segurança nas ruas.

Saiba mais sobre eles a seguir.

1. Interruptores para pedestres

Os sensores amarelos mostrados no vídeo são dispositivos que fazem dos cruzamentos espaços mais seguros, tanto para os pedestres e ciclistas quanto para os motoristas.

Instalados nas calçadas, são ativados pelo caminhar dos pedestres e enviam um sinal aos semáforos, indicando aos motoristas que pedestres ou ciclistas cruzarão a rua.

Diferente dos botões instalados em alguns semáforos, que precisam ser deliberadamente ativados, os sensores no solo detectam automaticamente a presença das pessoas.

2. Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS)

ADAS é uma tecnologia que alerta os motoristas do risco de atropelamento. Esse sistema consiste em câmeras instaladas no automóvel que reduzem os pontos cegos e detectam quando outro automóvel, ciclista ou pedestre está muito próximo, enviando um alerta que aumenta em dois segundos o tempo de reação do condutor. Dois segundos no trânsito pode ser a diferença entre um susto e uma fatalidade.

A particularidade deste sistema em relação a outros sistemas que detectam objetos é que este distingue entre pedestres, ciclistas e automóveis.

3. Vehicle to Vehicle (V2V)

Esta tecnologia faz com que os automóveis se comuniquem entre si através de um sistema que envia mensagens aos condutores, informando sobre veículos acima do limite de velocidade nas redondezas. Este sistema não apenas reconhece os demais automóveis como também informa sua velocidade exata.

Em 2012 este sistema foi testado pelo Departamento de Transportes (DOT) de Nova Iorque em 3000 veículos para determinar se funcionava independentemente da marca do automóvel.

Fonte:bitauto.com, via Young Marketing
Fonte:bitauto.com, via Young Marketing

A informação gerada pelo sistema não é útil apenas aos motoristas: a informação gerada indica também a quantidade exata de automóveis numa determinada área e a “densidade” de veículos, mostrando os percursos mais congestionados. O sistema também avisa aos condutores quando há obras na via ou quando estão passando por áreas de velocidade reduzida, como por exemplo, arredores de escolas.

4. Ko-Tag

Ko-Tag. Fonte: Co.design
Ko-Tag. Fonte: Co.design

Ko-Tag é uma tecnologia ainda em fase de estudo na Universidade Técnica de Munique que integra motoristas e pedestres. Para seu funcionamento é preciso que cada indivíduo e automóvel carregue um sensor (que pode ser levado no bolso) que avisa aos condutores da distância em relação ao pedestre, a direção para a qual este está se movendo e sua velocidade. Além disto, estes alertas podem ser compartilhados entre os automóveis.

Para evitar confusões o sensor distingue a inércia dos pedestres, informando sobre o tipo de movimento (caminhada, corrida, de bicicleta ou a pé). Assim, uma pessoa parada numa esquina não oferece nenhum risco, já que a probabilidade de choque é muito baixa.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "4 sistemas que podem aumentar a segurança no trânsito" 15 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623972/4-sistemas-que-podem-aumentar-a-seguranca-no-transito> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.