O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Equipamento Extraordinário / Basurama

Equipamento Extraordinário / Basurama

Equipamento Extraordinário / Basurama
Equipamento Extraordinário / Basurama, Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

Cortesia de Basurama Cortesia de Basurama Cortesia de Basurama Cortesia de Basurama + 12

O Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para transformação social através de estrategias lúdicas e participativas. Os protagonistas de seus projetos são os resíduos e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Na Virada Cultural 2014, de São Paulo, o coletivo fez uma intervenção denominada Equipamento Extraordinário.

Saiba mais, a seguir.

Um playground de bobinas de madeira tecidas com cordas na Praça do Patriarca. Uma rede gigante para trepar, se deitar e brincar na Virada Cultural de São Paulo. Só para crianças 0-99 anos.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

Os espaços urbanos precisam de Equipamentos que facilitem o relacionamento entre as pessoas, onde sintam-se confortáveis para conversar, brincar e se amar, ou seja, para exercer seus papéis como cidadãos de pleno direito.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

A matéria prima para essa transformação é incrivelmente abundante, as bobinas industriais, postes de iluminação obsoletos, os pneus que usamos podem se encontrar de graça em qualquer lugar do mundo desenvolvido. Com a colaboração de várias pessoas e algumas pílulas de conhecimentos específicos, podemos fazer isso realidade.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

Nas últimas intervenções do Basurama em várias praças e parques de São Paulo, a rede de pescador foi o elemento que juntou várias pessoas tecendo esses resíduos 'pescados' na cidade e resignificando-os como espaço de jogo. A rede tira as pessoas do chão para encostar e trepar e tira também esses preconceitos dos quais é doente o espaço urbano, desigualdade, pobreza e violência.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

Com satisfação, comprovei como essa rede juntou no ar o povo do after hour, em transe onírico, com as crianças escalando e pulando acima em perfeita continuidade. O lixo não existe, e resíduos podem transformar espaços urbanos criando condições ótimas para o encontro e interação desses cidadãos.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

As bobinas do Equipamento Extraordinário já ganharam uma segunda vida como brinquedo temporal na Virada e logo vão ganhar uma nova vida como playground fixo em um outro parque da cidade. E assim, continuamos brincando.

Cortesia de Basurama
Cortesia de Basurama

Texto por Basurama

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Equipamento Extraordinário / Basurama" 01 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611142/equipamento-extraordinario-basurama> ISSN 0719-8906