O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre

Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre

Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre
Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre

Ex-alunos do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre - RS, juntamente com a organização Shoot the Shit, elaboraram e instalaram uma série de placas de sinalização que auxiliam os pedestres a se locomover na capital gaúcha.

As placas mostram a distância até importantes lugares da cidade - como o Parque da Redenção, o Hospital de Clínicas, o Parque Marinha, ícones de Porto Alegre - além de contar com um código QR, que pode ser escaneado através de um smartphone, fornecendo outras informações aos pedestres.

Batizada de WalkYourCity, a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e já se espalhou por mais de 38 países. Em Porto Alegre, foi adotada por integrantes do projeto "Da Escola Pra Vida", uma ação do Colégio Farroupilha cujo objetivo é estimular que estudantes possam interferir na melhoria de problemas urbanos.

©  Lara Ely / zero hora
© Lara Ely / zero hora

Com apoio de financiamento coletivo, mais de 100 placas foram elaboradas e penduradas em postes públicos desde março. Outras centenas estão em elaboração e devem ser colocadas nos próximos meses.

Apesar de sutis e benéficas para a cidade, pois facilitam os deslocamentos a pé, as placas correm o risco de serem removidas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. “Não sei qual o objetivo deles aqui. É uma maneira estranha de colocar a sinalização sem contatar o órgão responsável. Poderíamos até participar da campanha, a ideia parece boa, mas do jeito que está não pode ficar”, disse Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC.

©  Lara Ely / zero hora
© Lara Ely / zero hora

Contudo, o alerta do órgão de trânsito não intimidou a ação dos alunos e da organização Shoot the Shit, que pretendem continuar instalando as placas de orientação.

Referência: zh.clicrbs

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Iniciativa propõe placas de orientação para pedestres em Porto Alegre" 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601540/iniciativa-propoe-placas-de-orientacao-para-pedestres-em-porto-alegre> ISSN 0719-8906
Ler comentários