Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas

O festival anual Burning Man divulgou o projeto do Templo de 2024 na Cidade Black Rock, que se tornará a instalação central durante o festival que acontece entre 25 de agosto e 2 de setembro de 2024, no Deserto Black Rock, em Nevada. Intitulado "O Templo de Todos", a proposta foi projetada por Caroline Ghosn e tem inspiração na arquitetura religiosa neogótica e nos estilos art déco, além das técnicas de tecelagem libanesas Khaizaran. Selecionado através de uma competição internacional, o projeto busca trazer intervenções inovadoras que se encaixem na tradição do Burning Man.

Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 2 de 6Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 3 de 6Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 4 de 6Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 5 de 6Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Mais Imagens+ 1

Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 2 de 6
Templo - Caroline Ghosn, 2024. Renderização do projeto - Maissa Sader. Imagem cortesia de Burning Man

Com 28 metros (94 pés) de diâmetro e 21 metros (70 pés) de altura, a estrutura reproduz o motivo de mãos unidas em oração, simbolizando espiritualidade, união e humildade. Os arcos ogivais neogóticos, que se repetem ao longo do volume, e as formas geométricas em camadas inspiradas no estilo Art déco adicionam complexidade à composição geral.

Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 3 de 6
Templo - Caroline Ghosn, 2024. Renderização do projeto - Maissa Sader. Imagem cortesia de Burning Man

A instalação é revestida com junco tecido seguindo técnicas tradicionais de Khaizaran, em uma homenagem às memórias de infância de Caroline. Além de proporcionar uma estrutura leve, o uso desses materiais sustentáveis ​​e reutilizáveis permite a participação de voluntários de todos os níveis de habilidade na construção.


Artigo Relacionado

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura

De acordo com os organizadores, o Templo foi apreciado por sua sensação de familiaridade, criando espaços convidativos e confortáveis ​​que homenageiam os Templos do passado. Entre eles, Caroline faz referência ao Templo da Graça, de David Best, a estrutura central durante a primeira experiência do Burning Man de Caroline em 2014. O conjunto dos elementos do projeto configura um espaço concentrado no centro, interpretando um altar definido pelo levantamento de lanternas, simbolizando a energia unida e a jornada compartilhada.

Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 5 de 6
Templo - Caroline Ghosn, 2024. Renderização do projeto - Maissa Sader. Imagem cortesia de Burning Man
Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas - Imagem 4 de 6
Templo - Caroline Ghosn, 2024. Renderização do projeto - Maissa Sader. Imagem cortesia de Burning Man

Como um local para projetos experimentais e exploração artística em grande escala, festivais de música oferecem oportunidades para arquitetos e designers de todo o mundo apresentarem suas ideias mais ousadas, estimulando a imaginação dos participantes com exibições inovadoras e cores vibrantes. Na edição do Burning Man do ano passado, o tema Animalia inspirou intervenções tecnológicas em larga escala espalhadas pelo deserto de Nevada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Burning Man divulga projeto para o Templo de 2024 com influências neogóticas" [Burning Man Reveals the 2024 Temple, Designed with Neo-Gothic and Khaizaran Influences] 20 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013380/burning-man-divulga-projeto-para-o-templo-de-2024-com-influencias-neogoticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.