Iwona Buczkowska e Angela Davis recebem os prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023

O Prêmio de Arquitetura Jane Drew 2024 e o Prêmio Ada Louise Huxtable de Contribuição para a Arquitetura 2024 foram concedidos a Iwona Buczkowska, arquiteta franco-polonesa, e Angela Davis, ativista política e autora, respectivamente. Em reconhecimento ao trabalho e ao compromisso com suas áreas de atuação, os prêmios destacam seus esforços para promover a presença das mulheres na arquitetura. O Prêmio Jane Drew celebra a abordagem inovadora de Buczkowska na construção de habitações sociais e edifícios públicos na França, enquanto o Prêmio Ada Louise Huxtable reconhece a liderança de Angela Davis no movimento de abolição do sistema prisional.

Um dos projetos mais renomados de Iwona Buczkowska é o projeto da Cité Pierre Sémard, um complexo habitacional de madeira com 225 unidades em Seine-Saint-Denis, concluído em 1992. Utilizando arcos e planos oblíquos para criar espaços habitáveis íntimos e bem iluminados, Buczkowska desafia convenções e destaca o papel da arquitetura na promoção da ecologia social. Sua visão enfatiza ideais progressistas e a importância de preservar o patrimônio arquitetônico.

Iwona Buczkowska e Angela Davis recebem os prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 2 de 2
© Nigel Green / Photolanguage | Cité Les Longs Sillons by Atelier Iwona Buczkowska

Por sua vez, Angela Davis tem sido uma voz ativa na luta pela abolição do sistema prisional moderno. Seu próximo livro, "Abolição: Política, Práticas, Promessas, Volume 1", será lançado em março deste ano. Davis também influenciou significativamente o campo da arquitetura, provocando discussões sobre equidade espacial e a interseção da arquitetura com questões sociais mais amplas. Análises recentes destacam como seu trabalho "Are Prisons Obsolete?" (2003) tem contribuído para repensar alternativas ao encarceramento.


Artigo Relacionado

O legado de Jane Drew: uma pioneira para mulheres na arquitetura

O nome do prêmio homenageia Jane Drew, defensora das mulheres em uma profissão dominada por homens, que também contribuiu para introduzir o movimento Modernista no Reino Unido e trouxe o trabalho de Le Corbusier para a Índia. O Prêmio Ada Louise Huxtable presta tributo à famosa crítica de arquitetura, primeira crítica em tempo integral em um jornal americano e agraciada com o Prêmio Pulitzer de Crítica em 1970.

No ano anterior, os prêmios foram concedidos a Kazuo Sejima e Phyllis Lambert. Kazuo Sejima, reconhecida por seu trabalho no escritório premiado com o Prêmio Pritzker, SANNAA, foi responsável por projetos internacionalmente reconhecidos, como o New Museum em Nova York e a galeria Louvre Lens na França. No mês passado, a Medalha de Ouro de Arquitetura do RIBA foi concedida pela primeira vez a uma mulher africana, Lesley Lokko, arquiteta, acadêmica e curadora ganesa-escocesa.

Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Iwona Buczkowska e Angela Davis recebem os prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023" [Iwona Buczkowska and Angela Davis Receive the Jane Drew and Ada Louise Huxtable Prizes 2023] 16 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013217/iwona-buczkowska-e-angela-davis-recebem-os-premios-jane-drew-e-ada-louise-huxtable-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.